quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vivendo com um Cão Lobo Tchecoslovaco filhote.

Depois de uma longa espera, finalmente você tem o seu filhote em casa, apenas você e ele, um estudando o outro, a primeira reação normalmente é o proprietário amaldiçoar o criador mentiroso, que desde que você o conhece fica lhe alertando sobre o quanto desafiador é conviver com um filhote de Cão Lobo Tchecoslovaco, o quanto ele irá aprontar, a possibilidade de moveis e mesmo esquadrias destruídas em uma questão de segundos de distração sendo que a bolinha de pelos que acaba de chegar a sua casa não passa de um meigo, indefeso e calmo filhotinho, que nada mais faz a não ser observar e tentar timidamente explorar o local.

Normalmente é assim os primeiros momentos de convivência com o seu filhotinho, aquela raposinha avermelhada e fofa com cara de “não me coma”, um filhote calmo, meigo e nada destruidor, o sonho de qualquer proprietário. Esse comportamento é chamado por alguns criadores de algo que poderia ser traduzido como “versão demoníaca” visto que sempre leva os donos ao engano.

Aerith Taura Berá


Assim que o pequeno vai se acostumando ao local, as novas pessoas e cães, ele começa a mostrar as garrinhas e então podemos dizer que você, querido proprietário, estará convivendo com um Cão lobo Tchecoslovaco filhote, de agora em diante, terás em torno de 3 anos para atingir o nirvana psicológico, onde o desapego material, sabedoria e extrema paciência serão necessidades para a convivência pacifica com o novo morador.

Primeiramente os filhotes de cão lobo tendem, em geral, a ser extremamente curiosos. Essa curiosidade lhe forçará a fazer pequenas reformas em sua casa antes mesmo do filhote chegar (como retirar do alcance qualquer objeto perigoso) e será de grande ajuda para a socialização do filhote com o mundo, com o que ele encontrará em sua nova rotina e com sua nova vida, ensinando como o mundo funciona para o filhote. Isso o tornará um adulto seguro nas mais diferentes situações e calmo. Você, como proprietário responsável, deverá dedicar PELO MENOS 1 HORA DE SEU DIA PARA ISSO, se você não tem tempo para socializar o seu cão, descarte a possibilidade de aquisição de um Cão Lobo Tchecoslovaco, na verdade, deixe para adquirir qualquer cachorro quando tiver tempo para algo tão básico, afinal, todos os cães precisam ser socializados.
Héro Oskar dór

Seu pequeno filhote em pouco tempo se tornará em um cão relativamente grande, muito forte e sem a menor noção disso, extremamente energético, com uma capacidade física além do imaginável e pilhas facilmente recarregáveis, isso quer dizer que quando a pestinha dormir, logo acordará cheia de energia de novo, com uma mente curiosa e cheia de novas idéias.

Essas características não tornam Cães Lobos jovens na melhor companhia para crianças pequenas, estamos falando aqui de um cão de grande porte, com muita força que pensa e age como se fosse um cachorro pequeno, com brincadeiras mais fortes usando muito de sua extrema capacidade física, ele estará se estudando, vendo o que ele pode fazer, do que ele é capaz, o que torna nosso jovem cão em um pequeno troglodita, que em uma brincadeira delicada pode acabar derrubando uma criança pequena.

Meu Cão Lobo não aprende de forma alguma!

Tenha em mente que você deverá ter muita paciência, sua perseverança será colocada em teste até dizer chega pelo seu amável filhotinho, que será tão cabeça dura quanto você ou mais. Uma das mais comuns reclamações existentes em relação aos filhotes é exatamente neste quesito, na fase onde estamos ensinando o nosso filhote o que é certo e errado, o que pode ou não. Muitos proprietários ficam com a impressão de que o cão simplesmente não aprende pois, independente de quantas vezes você o corrija, ele continuará cometendo o mesmo erro, também temos casos onde o dono improvisa para reprimir um comportamento indesejado e o cachorro simplesmente encontra outra maneira criativa de fazer exatamente o que o dono não quer, mas de forma inovadora.

Cães Lobos são maduros em comparação com a esmagadora maioria das raças caninas, melhor dizendo,com o cão que estamos acostumados e conhecemos. Muito próximo aos seus parentes selvagens nesse quesito, para eles a matilha é algo sério, onde um líder despreparado pode significar a morte dos membros da matilha. Isso torna o Cão Lobo Tchecoslovaco via de regra um cão dominante que necessita de um dono experiente.

Por esse motivo os filhotes de Cães Lobos amam testar os membros de sua matilha, principalmente aqueles que encabeçarão no controle, eles querem ter a certeza de que seu proprietário será um bom líder, um ser preparado, equilibrado, paciente e de fato tenha pulso firme, em resumo, que saiba liderar com sabedoria.

O bípede sempre me mostra que não devo subir no sofá, por quanto tempo ele vai continuar com essa regra? Será que não existem exceções? Se existirem, quando ocorrem? O que devo fazer para elas ocorrerem?

Isso entre outros tantos pontos que o seu filhote testa a cada vez que ele toma alguma atitude após o seu comando ou a falta dele, ele então fará várias tentativas exatamente para ter a noção de como será a sua reação nas mais variadas circunstancias. Dependendo do cão e do dono, isso poderá significar desde meses de persistência em um erro a anos, normalmente até atingir a maturidade (mental) que pode vir aos 2 anos ou 3, dependendo da linha de sangue e do tratamento dado ao cão pelos membros da matilha.

A sua indignação como proprietário pode aumentar mais ainda quando você se der conta de que seu filhote aprende rapidamente coisas que não deve meramente por observação, como abrir portas, geladeiras, microondas mas não “aprende” de forma alguma a lhe obedecer para certas coisas, como não subir no sofá, cama, ou não roer seus pertences.


Ele é um demônio, não pode ver plantas que destrói!



Você tem um bonito jardim e gosta dele assim? Bom, a má noticia é que Cães Lobos tem uma verdadeira paixão por cavar, eles simplesmente amam isso, e cavam não apenas na areia fofa ou na terra preta, mas também no cimento e concreto, normalmente tornam o jardim dos proprietários no que poderia ser descrito como a superfície lunar, mas os buracos podem ir além de meras crateras, dependendo do terreno o cão pode simplesmente fazer verdadeiras galerias em baixo da terra, lembro aqui que não estou falando de coisa pequena, como um buraquinho em seu vaso de flores ou mesmo uma leve escavação no canteiro, mas de buracos que podem passar de 1 metro de profundidade feitos em questão de minutos.

Por vezes você acabará de ter colocado uma nova plantinha em seu jardim e minutos depois a encontrará retirada do seu lugar, quebrada e morta em cima de sua cama, um verdadeiro massacre ao vegetal, cães lobos são extremamente prestativos, principalmente filhotes e jovens,é claro que ele irá lhe dar de presente aquela plantinha que você adorou.

Ele me morde forte!

O filhote/jovem não tem noção de sua força, sendo que eles não tem dedos da mesma forma que os humanos, por esse motivo o que mais usam para brincar e explorar o mundo é a boca, e aqueles terríveis dentinhos fininhos, afiados e ao mesmo tempo grandes. Um filhote que tenha sido socializado com uma matilha até os + - 3 meses terá noção do quanto forte pode morder nas brincadeiras levando em consideração a reação DE SEUS IRMÃOS E DOS OUTROS CÃES DA MATILHA, normalmente outros Cães Lobos, com uma boa pelagem para se proteger dos dentinhos e um sensibilidade a dor infinitamente menor que a de nós, humanos, isso quer dizer que as mordidinhas irão doer em você, ele irá morder forte e poderá machucar, você deverá deixar claro ao filhote a força que ele deve usar, o seu limite, o que não lhe machuca, não dói.

Se o filhote não passou por esse período com os irmãos esse problema pode ser agravado, com o filhote mordendo realmente forte e por vezes sem largar, afinal, morder algo fofinho como a pele humana massageia a gengiva de forma espetacular .

Tenha em mente meu caro proprietário sofredor, que a intenção do filhote JAMAIS é machucar você quando brinca, lhe testa ou faz qualquer coisa, se ele lhe morde forte é simplesmente porque não sabe que você está sentindo dor ou que ele está lhe ferindo, se este problema persiste tenha a certeza de que isto é um problema seu, como proprietário e somente seu, jamais do cão, que está inocentemente brincando. Deixe claro quando ele lhe fere parando a brincadeira e usando o famoso “não”, porém, deixe claro também quando ele morde corretamente, elogiando e brincando mais ainda.


Mona Radov dvor & Angeal Taura Berá

Não posso deixá-lo sozinho que vira o capeta!


Já falei que você deve ter paciência? Tenho certeza que sim, mas repito, muita paciência, diversas vezes você será tomado por um desejo interno de esganar aquele amável cão que acabou de tornar o seu quarto na real descrição de céu, destruindo seus travesseiros, o colchão, a cama, dependendo do tédio ele pode até mesmo ter feito a surpresa de arrancar os quadros das paredes em questão. Para evitar esta cena a melhor coisa é o cão ter o seu espaço na casa para ficar preso enquanto você sai, é muito comum na Europa os proprietários fazerem uma “zona de destruição” dentro de casa, um local onde o cão poderá tentar destruir caso ele embeste no tédio sem maiores perdas para o proprietário, outros fazem o crate training, acostumando o cão a ficar por um período de tempo dentro da caixa de transporte ou mesmo no que poderíamos chamar de mini jaulas. Um local assim é particularmente importante para quem tem um exemplar da raça jovem ou mesmo filhote, mesmo que depois de adultos eles tendem a se acalmar.

Esse espaço deverá ser confortável para o cão em tamanho, deverá ser interessante e divertido para ele, o objetivo é que ele queira ficar ali por um bom período de tempo sem se entediar, brinquedos, ossos e o que mais for seguro ao cão e sua criatividade permitir ajudam nisso.



Lembre-se, este lugar serve apenas para garantir a sua paz espiritual quando você sai de casa e tem um filhote ou jovem, não para condenar o seu cão a uma prisão.

Filhotes e Cães Lobos jovens não combinam com rotina de canil, devem viver sempre como um membro da família, participando do seu dia a dia, passeando, acompanhando, devem ser seu companheiro desde pequeno, criando assim um forte laço com sua família humana, nunca se esqueça que aquele filhotinho dependente logo se tornará num cão adulto, que lhe verá de igual para igual, tendo sua capacidade de independência em mente, não tendo você como um ser necessário para a sua sobrevivência, mas como um grande amigo, um parceiro no qual vale a pena viver junto. Por esse motivo, antes de adquirir um exemplar sempre leve em consideração, se poderás conviver com o cachorro por, pelo menos, os próximos 14 anos.

Após sobreviver a infância e juventude de um verdadeiro furacão, vocês (proprietário e cão) conhecerão um ao outro profundamente, um cão equilibrado e extremamente racional, seu companheiro, amigo, parceiro, você finalmente estará convivendo com um Cão Lobo Tchecoslovaco adulto.

14 comentários:

  1. Olha.... duro essa vida, heim rsrrr.
    Você tem problemas de agressividade dos CLT com outros cães?

    ResponderExcluir
  2. Eles tendem a ser amigaveis com outros cães, porém, um macho dominante não aceitará outros machos que tentem se impor.
    Quando há problemas na socalização eles podem mostrar agressividade com cães desconhecidos.

    ResponderExcluir
  3. Bom post Paula... e este diz-me muito.
    Tenho que admitir que estávamos bem preparados para toda essa energia, destruição, teimosia, desafio... mas a dominância excedeu as nossas expectativas. O treinador dela (que treina inclusivamente os do exército) diz que nunca viu alguns comportamentos manipuladores dela noutro cão. O nosso maior problema tem sido acabar com a mordida. Ela não morde de agressividade mas para brincar ou desafiar liderança. Inclusive com outras pessoas, que é a nossa maior preocupação, uma vez que connosco já está a perceber que não é rainha. Ainda assim já conseguimos grandes progressos mas claro que ainda estamos no início. Ainda tem 7 meses...
    Com cães é super amigável, adora. Também adora andar de carro (fazêmo-lo quase todos os dias desde que chegou) e não tem medo de NADA. É impressionante. Só para acabar: apesar do feitio, é a minha princesa e já estamos muito ligados.

    ResponderExcluir
  4. Coimo faça para adotar um cão lobo Tchecoslovaco???
    Por favor ajude!estou desesperada para saber! Sou do RJ.

    ResponderExcluir
  5. Se for responder por favor entre em contato: claracouto123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de comprar ou adotar um Cão Lobo Checoslovaco. Venho procurando criadores dessa raça no Brasil a muito tempo. Sou produtor musical e moro em Toledo PR. A resposta pode ser enviada para o meu e-mail: Contato.CesarDreamer@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  7. por favor me ajudem que muito um novo maigo tive um mas ele fugil e tive ele com 12 anos como posso adotar um de novo sou de sp carpicuiba respondam pelo mei gmail erik.cardosomoya@gmail.com valeu me ajude e ahhuuuuuu kkkkk.... obrigado

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ter um cão lobo, ajudando muito se voce poder .?!!
    Amail-joaobatistaferreiraneto@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Quero um cão lobo! Podem me passar mais detalhes por favor? Meu email: vivianassuncao@gmail.com
    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!

    Eu gostaria de saber o preço...pois meu pai já teve um pastor belga com lobo...era um cão incrivel...se puder me enviar por email agradeço felipe_os_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. BOA NOITE, Como faço para adquirir um Cachorro Lobo, Podem me passar mais detalhes, E-mail: amsilvestre123@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. bom dia. Gostaria de saber o preço e se você tem as transferências para a Foz do Iguaçu
    viky.ani09@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Preço 19 99852-2396 wahtsapp vivo
    E mail dogtrainerk9@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Preço 19 99852-2396 wahtsapp vivo
    E mail dogtrainerk9@hotmail.com

    ResponderExcluir