quarta-feira, 9 de março de 2011

Vivendo com um Cão Lobo Tchecoslovaco adulto.

Existe vida após a tempestuosa infância e adolescência de um Cão Lobo Tchecoslovaco?

Existe! E essa postagem servirá exatamente para falar um pouco de como é conviver com um Cão Lobo Tchecoslovaco adulto, algo que apenas donos experientes e bem avisados costumam conhecer, visto que para chegar a tal nível, o proprietário deverá sobreviver por até 3 anos a um verdadeiro furacão!

Qualquer pessoa que leia a história da raça acaba chegando à conclusão de que o Cão Lobo Tchecoslovaco é uma raça extremamente independente, o que de fato é, no seu relacionamento com o proprietário isto fica claro, não são cães que olham o proprietário como um superior, mas como igual. Fica claro que na mente do cão encontra-se a informação de que ele não precisa de um proprietário para viver, porém, viver com um amigo tendo certas mordomias é infinitamente mais fácil e agradável do que viver por conta.

A falta de um proprietário presente faz o cão mostrar essa independência, sendo uma das maiores causas de fuga nos exemplares dessa raça, fuga que normalmente tem um fim trágico para o cão, fuga que poderia ser completamente evitada se o proprietário tivesse de fato criado laços com o animal.

Por esse motivo sempre ressalto a importância de um proprietário presente na vida do cão, apenas convivendo com o seu cão, você criará uma conexão com o mesmo, um relacionamento, uma amizade, e aí então você será capaz de conhecer como é um Cão Lobo Tchecoslovaco.

Feita esta amizade você ganhará um verdadeiro companheiro, daqueles que gostam de participar de todos os momentos de sua vida, que gostam de ver e se meter em tudo o que você está fazendo, um amigo que lhe admira tanto que gosta de observar cada momento de sua vida de perto, que se realiza a cada minuto que passa em sua companhia e que vai tentar lhe ajudar sempre que for possível.

Normalmente fazemos um revezamento entre as fêmeas dentro de casa, uma fica com os machos para por ordem na bagunça, enquanto a outra fica nos acompanhando em casa, sendo Mona e Jezebeth cães que me escolheram como “proprietária” estou sempre acompanhada, onde vou, alguma delas esta lá, me esperando. Isso não é nem um pouco diferente quando colocamos algum dos machos para dentro de casa.

Eles são cães de um dono só?

De forma alguma, eu diria que na verdade eles escolhem um humano “preferido” na família, assim como costumam ter uma lista de preferências entre os outros bípedes da casa, na falta do “queridinho” eles logo adotam o próximo da lista para substituir o humano faltante, quando o queridinho volta ele passa novamente a ser o centro das atenções.
Normalmente são apegados com os outros membros da família, apenas preferindo acompanhar uma pessoa especifica, mas dando atenção aos outros humanos quando for solicitado, porém, dependendo da criação do cão e da forma que os humanos o conquistaram, essa troca pode parecer uma mera questão de interesse, existem casos onde o cão simplesmente ignora qualquer outra pessoa presente na casa quando o seu “queridinho” está por perto, e assim que tal pessoa se ausenta, o cão magicamente passa a dar toda a atenção para outra pessoa.


E como fica o nível de atividade física?


Cão Lobo Tchecoslovaco é uma raça extremamente energética e com uma resistência física fora do comum, lembrando que um exemplar típico é capaz de correr por 100km nas provas de resistência sem demonstrar cansaço no final, com os filhotes e jovens fica claro que a raça é ligada no 220 fazendo apenas pequenas paradas para descansar, porém isso é algo que vai mudando aos poucos conforme o cão vai amadurecendo, quando adultos temos uma grande surpresa, visto que no final das contas eles tendem a se tornar em cães calmos que podem passar horas dormindo feito um carpete no chão enquanto o dono está ocupado na mesma sala. Quando ficam entediados com a situação é comum eles pedirem para sair ou passear, praticamente obrigando o dono a se mexer.

Mesmo tendo toda esta energia e capacidade, isso não significa que para suprir as necessidades físicas de seu cão você tenha que fazer exercício físico até cansá-lo, na verdade, esse pensamento é utópico, visto que poucos humanos conseguiriam no seu dia a dia fazer exercícios ao ponto de cansar, de fato, o cachorro, mesmo uma pessoa muito preparada fisicamente não conseguiria manter este ritmo diariamente, principalmente quando nos lembramos de que basta um pequeno descanso para que o cão fique novo em folha, pronto para novas aventuras. Passeios preferencialmente diários servirão basicamente para a mente do cão, que nos passeios irá topar com diferentes situações, pessoas e cães, agregando experiências novas para a sua vida, estes passeios já são o suficiente para manter o seu cão em boas condições em todos os aspectos, obviamente que exercícios mais pesados sempre vem a calhar, mas não são uma necessidade básica para se ter um exemplar.


Então, todos os cães adultos serão assim?

Tendem a ser assim, porém as características comportamentais de um cão adulto dependem fortemente do trabalho feito pelo proprietário, sendo que estamos falando de cães que começaram suas vidas com o mesmo proprietário, podemos dizer que tais características dependerão do trabalho feito pelo proprietário quando o cão era filhote e jovem, isso não significa que cães adultos problemáticos sejam um caso perdido, mas que, dependendo do problema poderão dar mais trabalho ou menos que um filhote/jovem, sendo isso particular de cada cão, variando com a experiência anterior que o mesmo teve.
Muitos devem estar pensando “Nossa! Que maravilha, então é um cão perfeito para mim!”, mantenha a cabeça fria e lembre-se de que para se ter um cão adulto assim, você deverá sobreviver aos 3 primeiros anos de vida de seu filhote/jovem, e que é exatamente nessa idade que você o educará para que ele se torne futuramente um bom adulto, erros nessa fase poderão aparecer quando o cão for adulto, quero que isto fique claro, você terá de conviver com a ( inicialmente pequena depois grande) praguinha de perto, ensiná-la, por limites, socializá-la para futuramente ter um adulto ideal, equilibrado e calmo, isto é uma tarefa que mesmo donos muito experientes costumam ter certas dificuldades.

A adoção de cães adultos nessa raça normalmente são casos bem especiais, logo, deixarei isto para um tópico futuro.

2 comentários:

  1. Agora escreve outro artigo não menos importante:
    Viver com um wolfdog criança :)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.

    E a convivência com outros animais de estimação? Como pro exemplo um ou dois gatos??

    Abraços...

    ResponderExcluir