História da Raça

Kurt z Vlaclavky & Brita (Lobo dos Cárpatos)
Em 1955 ocorreu na antiga CSSR um experimento biológico – O acasalamento entre um Pastor Alemão e um Lobo dos Cárpatos. O experimento comprovou que o acasalamento entre uma loba e um cão Pastor Alemão, assim como entre um lobo e uma cadela Pastor Alemão poderia ser realizado com sucesso visto que os resultados destes acasalamentos  continham todos os requisitos genéticos necessários para a continuação da criação. Em 1965, após o fim do experimento, começou o trabalho para a criação de uma nova raça que teria a intenção de combinar as qualidades úteis do lobo com as qualidades favoráveis do cão. Em 1982 o Cão Lobo Tchecoslovaco foi reconhecido como raça nacional pela associação de criadores da Rep. Tchecoslovaca daquele tempo, sendo reconhecido internacionalmente pela FCI em 1989.

Em 1955 Ing.Karel Hartl começou a trabalhar na idéia de misturar lobos com Pastores Alemães no canil da guarda de fronteiras em Libejovice, as primeiras tentativas de acasalar a loba Brita com o Pastor Alemão escolhido não foram bem sucedidas e o cão selecionado teve de ser modificado. Os primeiros híbridos da loba Brita foram com o Pastor Alemão Cezar z Brezoveho haje, nascendo no dia 26 de Maio de 1958 (1ª linha de CLT)

As diferenças entre os híbridos e seus parentes foram analisadas detalhadamente tanto psicologicamente quando fisicamente, seu nível de atividade, capacidade de treinamento e tenacidade foram testados. Os híbridos  selecionados foram então acasalados com um Pastor Alemão não relacionado a eles, os filhotes da segunda geração puderam já ser treinados quando retirados de seus canis e treinados individualmente. Os híbridos das gerações posteriores (F3 e F4) foram amplamente usados como cães de trabalho pelo exercito.
A loba Brita foi também acasalada com o Pastor Alemão Kurt z Vaclavky (2ª Linha de CLT) sendo a matriz das duas primeiras linhas hibridas que encontram-se nas origens da raça. A terceira linha de híbridos veio do acasalamento entre o lobo Argo e a cadela a raça Pastor Alemão Astra z SNB, que deu a luz aos filhotes no canil da policia em Bychory (3ª Linha de CLT), a abreviatura CV (Cão Lobo Tcheco) começou a ser usada para se referir aos cruzamentos entre as linhas hibridas.

Em 1970 a maioria dos híbridos foram enviadas para novos canis, próximo à Malacky, setor pertencente a guarda de fronteiras de Bratislava.

Os melhores cães de criação foram além da “Cortina de Ferro”, estando os eslovacos livres da pressão de produzir cães especiais para o exercito eles foram então capazes de trabalhar unificando características externas na nova raça. O vice-comandante dos canis mencionados acima, Major Frantisek Rosik, agora presidente honorário do Clube de Criadores de Cão lobo Tchecoslovaco em Bratislava é sem dúvidas a quem devemos mais créditos pelo desenvolvimento da raça na Eslováquia.

O terceiro lobo Sarik enriqueceu a população em Malacky (4ª Linha de CLT), tendo sido acasalado com uma fêmea hibrida da terceira geração (F3) Xela z Pohranicni straze e com a fêmea de Cão Lobo Tcheco Urta z Pohranicni straze em 1972. O nome “Cão lobo Tcheco” foi mudando gradualmente para “Cão Lobo Tchecoslovaco (CLT/CsV)” o qual a raça foi reconhecida posteriormente.
A ultima adição de sangue na fundação da raça veio do acasalamento entre a loba Lejdy com o Pastor Alemão Bojar Von Schotterhof, a qual ocorreu no sul da Bohemia na cidade de Libejovice, os filhotes nasceram no dia 26 de Abril de 1983 (5ª linha de CLT).  Kazan z Pohranicni straze (F1) nasceu desde acasalamento e foi usado diretamente em cruzamentos com Cães Lobos Tchecoslovacos.

Kazan z Pohranicni straze (F1)
Desde o começo o Cão Lobo tchecoslovaco estava na mão de criadores civis, entretanto as organizações cinófilas na Tchecoslováquia recusaram todas as tentativas de Ing.Karel Hartl de ganhar o reconhecimento para o Clube de Criadores da raça e de reconhecer a criação no registro genealógico. A reunião com o clube não foi realizada até o dia 20 de Março de 1982, no mesmo ano em Brno os primeiros 43 filhotes de Cão Lobo tchecoslovaco fora inscritos no principal registros de Pedigree em Praga, em 10 anos (de 1982 a 1991) 1551 filhotes foram registrados.