domingo, 2 de janeiro de 2011

Híbridos de Lobo - Comportamento/Temperamento

Diversas pessoas já me contataram pedindo ajuda para importar um hibrido de lobo de alta porcentagem , quando perguntava o que elas esperavam de tal animal, todas diziam exatamente aquilo que imaginavam que um lobo era, aquilo que diversas vezes é passado nas historias de lobos, na simbologia do mesmo em diversas áreas, no que eu chamo de “o mito lobo”, algo completamente contrário ao que o animal, o lobo real é, também ao que esperar de seus mestiços, posso dizer que todas estavam cegadas pela beleza do animal qual viam nas fotos.

Vamos deixar claro que híbridos podem ser excelentes companheiros, mas não são de forma alguma bons animais de companhia (Pets), bons pets são animais que se adaptam bem a vida de seu proprietário, híbridos exigem que o proprietário esteja disposto a adaptar toda a sua vida, sua casa e rotina para tê-los, assim como exigem um proprietário com muita experiência e paciência para compreendê-los, preenchendo estes requisitos, talvez eles serão excelentes companheiros, ainda muito dependerá do relacionamento entre proprietário e animal.

O que esperar do temperamento de um híbrido, dependerá diretamente das raças de cães envolvidas nos acasalamentos, do temperamento de ambos os parentes assim como da socialização feita pelo criador e pelo proprietário, a porcentagem de lobo existente no híbrido também poderá influenciar em seu temperamento, normalmente, maior a porcentagem real de lobo, mais lupino ele será, comportamento lupino que tem tendência a se manifestar na esmagadora maioria dos exemplares, isso significa que híbridos tem uma enorme tendência a serem desconfiados, tímidos e por vezes medrosos, quanto mais próximo dos lobos, mais forte serão essas características, por este motivo híbridos de lobo não são, de forma alguma, cães de guarda, se alguém invadir a casa de seu proprietário provavelmente o híbrido se esconderá em baixo da cama ou mesa enquanto aguarda que o ladrão vá embora.

Hibrido de baixa porcentagem - Retirado de Wolfpark.org

Só aqui podemos notar a falha na afirmação de que híbridos são agressivos, híbridos em grande maioria assim como os lobos tentam se preservar, afinal, na natureza não temos Médicos Veterinários a disposição, o que faz com que lobos tentem ao máximo evitar um conflito desnecessário, essa característica normalmente se manifesta nos híbridos, como descrevi acima, desconfiança, timidez e fuga. O cão e qualquer ser vivo poderá entrar em agressão quando não tem outra solução para um problema envolvendo perigo eminente, nos híbridos isso ocorre normalmente quando a fuga não é mais possível e quando o meliante desrespeita por completo a enorme quantia de avisos dados pelo animal, que o faz numa tentativa de intimidá-lo, tenha a certeza de que se um híbrido atacou alguém, foi porque essa pessoa cometeu uma série de erros desrespeitando o animal e ignorando os seus diversos avisos.

Híbridos de lobo são extremamente curiosos, metem o focinho em tudo, gostam de saber o que é e o que faz cada coisa, também amam cavar e roer, sendo mestres na destruição do lar ou jardim, são inteligentes e aprendem facilmente o que não devem aprender pela observação de seu proprietário, abrindo portas, gavetas, janelas, geladeiras, microondas e tudo mais que você preferiria que seu amigo peludo jamais tivesse aprendido. Ligue estas informações ao fato dos híbridos de lobos serem extremamente energéticos e tenha a certeza absoluta de que poucos momentos de tédio serão devidamente descarregados em seu jardim ou na sua casa na forma de destruição.

Quero deixar claro que quando falo “cavar” não estou me referindo a um simples buraco, como cachorros costumam fazer no jardim, este cavar pode ir de um buraco com alguns metros a verdadeiras galerias em seu jardim, podendo chegar em baixo da casa, passando por baixo das grades e assim por diante, depende do quanto tempo e vontade ele tiver, a mesma coisa vale para a destruição do lar, que pode ir desde uma esquadria inteira a pedaços de seu carro ou a um pedaço da parede de sua casa, pode parecer exagero mas não é.

Dificilmente irão latir, porém utilizarão uma série de vocalizações diferentes para as mais diversas coisas, desde para se comunicar com o seu parceiro,brincando ou não, até uivar para o sino da igreja ou a sirene da escola ou dos bombeiros, tenha certeza de que seus vizinhos não se incomodam com isso caso pense em adquirir um exemplar.

Algo importante de se ter em mente é que híbridos de lobos são extremamente apegados a matilha e não toleram a solidão, se você não ficar em casa ao dia inteiro ele precisará de companhia.

Pelo motivo escrito acima, a mudança brusca de matilha pode ter conseqüências graves para os híbridos, por tanto, caso você esteja pensando em adquirir um tenha a certeza absoluta de que terá condições de viver na rotina imposta por este animal a sua vida pelos próximos 16 anos!

Hibrido de alta porcentagem - retirado de Wolfpark.org


Muitas pessoas esperam um animal obediente, bom, híbridos de lobo podem ser treinados para o básico, porém exigirão muito mais do proprietário e treinador do que qualquer cão, visto que facilmente a repetição dos comandos se tornará desinteressante para a mente ativa e inteligente destes animais, que tende a não demonstrar muito interesse naquilo que não lhes é útil. Ser treinado não significa ser obediente, híbridos de lobo obedecerão caso o comando dado tenha sentido (motivos o suficiente para ser feito) para eles.

Ressalto que híbridos de lobos não são para pessoas inexperientes, marinheiros de primeira viagem devem passar longe desses animais, diferente dos cães, eles tem uma visão madura em relação à matilha e irão cobrar mais de seu líder assim como irão testar o líder de diferentes formas, hierarquia para híbridos é coisa séria e o proprietário será testado principalmente quando o hibrido atingir a maturidade, tenha a certeza antes de adquirir um de que você possui pleno conhecimento em relação a isto!

11 comentários:

  1. Belíssimos cães e magniníficas explicações sobre a raça. Sou alucinado por cães e frequentemente entro em sites de canis de raças pouco conhecidas para agregar mais um pouco de conhecimento sobre estes seres fantásticos. É cada vez mais difícil encontrar sites tão bons quanto o seu. Meu parabéns pelo site, criação e iniciativa. Só senti falta das fotos de seus padreadores e suas matrizes.

    Um forte abraço!!!

    Raphael do N. Pereira

    ResponderExcluir
  2. Bom, essas duas ultimas postagens ( e provavelmente a próxima) não falam de raça alguma, mas de mestiços vindos do acasalamento entre lobos e cães.
    Depois de esclarecer mais algumas coisas sobre eles voltarei a falar sobre o Cão Lobo Tchecoslovaco (esse sim, uma raça canina reconhecida pela FCI).
    Você pode encontrar mais fotos dos meus cães em postagens antigas, basta clicar no nome deles, que pode ser encontrado no marcador na lateral da pagina, para ver todas as postagens feitas envolvendo eles.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se existe algum hibrido de akita com lobo cinzento?

    ResponderExcluir
  4. Sim, existem mestiços de lobo com praticamente todas as raças de cães, incluindo Poodles. ;)

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se já existe a venda do Cão Lobo Tchecoslovaco e qual o preço médio!

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber se vocês tem hibrido de husky e lobo e qual o presso deles e como compro por aqui ?

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber se vocês tem hibrido de husky e lobo e qual o presso deles e como compro por aqui ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, apenas criamos Cão Lobo tchecoslovaco. Mas se você quiser um mestiço de lobo com husky, sem dúvidas encontrará vários animais muito parecidos com filhotes de primeira geração nos CCZ's, só que com um temperamento bem mais fácil de conviver e menos trabalhoso para socializar.

      Excluir
  8. Boa tarde.

    Sou criador de um Akita macho, adulto. O padrão que você descreve nesse texto é muito parecido com o temperamento do Akita, exceto pela parte da energia/destrutividade e a vigilância. Achei muito interessante, principalmente saber que a FCI reconhece a raça (nada contra, apenas novidade para mim)

    Qual seria o tempo de dedicação diária para um adulto macho? 2 ou 3 horas? Os testes de liderança param após a puberdade ou continuam depois de adulto?? Para criar solto (sem acesso a rua) qual seria o espaço necessário (casa + jardim)?? Na rua, ele pode andar sem corrente ou sairia igual ao meu Akita, pulando em qualquer cão que aparecesse?? Qual o preço de um filhote macho??

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir