segunda-feira, 22 de junho de 2009

Adaptação ao Clima

Uma das perguntas mais comuns quando falamos de Cão Lobo Tchecoslovaco, principalmente quando menciono que vivo no Brasil, é como foi a adaptação destes cães ao nosso clima que é reconhecido por um verão escaldante de norte a sul, sendo assim tão diferente do Europeu.
Inicialmente, também me preocupei com esta questão, mesmo conhecendo que CLT's não haviam tido problemas quando foram em visita ao deserto de Negav, no sul de Israel, onde a temperatura ultrapassa os 40ºC, porém ir em visita é diferente de viver em um local assim.
Moro no Rio grande do Sul, local conhecido por ter frio no inverno, chegando a nevar em certas partes, mas também conhecido por ter um verão simplesmente insuportavel, quente e húmido, com mudanças bruscas de temperatura que são capazes de colocar a saúde de qualquer um à prova.
Quando voltei com os meus cães, chegamos exatamente no verão brasileiro saindo diretamente do inverno europeu, Jezebeth, que veio com 10 meses, apresentava toda a farta pelagem de inverno, não restando dúvidas em relação a qualidade de sua pelagem, Oskar chegou pequeno, ainda com o pêlo avermelhado, típico dos filhotes. Minha preocupação com o calor devido ao choque pela mudança brusca de temperatura, que era extremo, não podia deixar de reparar então a reação dos cães para ver como ia sua adaptação ao novo clima:
Assim que chegamos as mudanças começaram, Jezebeth logo no primeiro dia começou a perder o farto subpêlo, tendo em 1 mês uma pelagem completamente nova e diferente, desta vez rala e com um curto subpêlo, também ralo e relativamente escuro em comparação ao subpêlo que ela tinha no inverno, ganhando então a aparência qual, ao meu ver, seria perfeitamente definida se comparássemos à de um Suricate, perdendo completamente a linda gola de pêlos antes existente em seu pescoço.


Sempre que estudamos a raça, comparamos sua aparência à dos Lobos dos Cárpatos, pois bem, eu nunca imaginava que veria um lobo com uma pelagem tão rala, até ver as fotos feitas por Margo dos lobos no zoologico de Pilzno, na República Tcheca.


Realmente, assim como os lobos, os Cães Lobos Tchecoslovacos são extremamente adaptáveis às mais diferentes condições climáticas, exatamente como diz no padrão. Em pouco tempo Jezebeth se adaptou ao clima diferente e hoje posso afirmar que se sai melhor no verão que as raças brasileiras, quais teoricamente são as mais adaptadas ao clima do seu país de origem, para o Oskár é como se ele tivesse nacido aqui.
O mais incrivel é o fato deles amarem se torrar ao sol do verão nas horas mais quentes do dia, por mais quente que esteja, isso pouco afetou no seu nível de atividade diária.
Após completar quase 1 ano com os Cães Lobos aqui no Brasil, foi possível notar uma leve mudança na coloração deles, que ficaram mais escuro, principalmente Jezebeth, que quando a vi pela primeira vez, sua cor se aproximava mais do cinza areia e agora está um cinza prateado mais escuro.

Abaixo fica uma foto de Jezebeth no inverno de 2008, como comparação para a foto do verão de 2007/2008.

3 comentários:

  1. Parabéns.
    Adorei os cachoros de vocês.
    São lindos,bem cuidado,
    gostaria de ter um desse,mais deve ser bem caro rsrsrrs..

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Vi o canil de vocês na Cães&cia.
    E resolvi visitalos.
    Tenho uma pergunta.
    eles comem Carne?

    Beijos

    Ana Beatriz

    ResponderExcluir
  3. Sim, eles comem carne crua e ossos (Alimentação natural) assim como ração super premium.
    A carne serve mais para a alegria dos cães assim como para a limpeza dos dentes.

    ResponderExcluir