quarta-feira, 14 de março de 2012

Chegada de Enar Spod Dumbiera e Grácia z Oravy ao Brasil!

Na postagem anterior disse que o ano de 2012 seria cheio de novidades, com grandes acréscimos para a raça no Brasil. Depois de muita negociação, 40 dias de viagem, muito frio, neve e gelo, conseguimos garantir que o ano de 2012 já começasse com ganhos para a raça.

Além de ter me atualizado um pouco mais sobre as péssimas condições em que a raça se encontra mesmo os países de origem, voltamos com duas verdadeiras perolas da raça para o Brasil.

Enar Spod Dumbiera, um padreador temporário que irá ficar no Brasil por 1 ano e então retornará para a Eslovaquia, onde continuará sendo usado como padreador e Gracia z Oravy, cachorrinha eslovaca que agora integra o plantel do canil Jacks' Wolfpack como futura matriz.

Enar Spod Dumbiera é um padreador de sangue puramente eslovaco que já fez 6 ninhadas no país de origem, isento de Displasia Coxofemoral, filho de Artex Radov dvor com Arys z Oravy, uma linha rara por parte de pai e famosa por parte de mãe.

Vi Enar na minha primeira viagem, quando fui buscar Jezebeth e Oskar, naquela época ele ainda não tinha o corpo completamente desenvolvido em musculatura, porém já deixava claro que teria uma ossatura extremamente forte e uma cabeça descomunal ao mesmo tempo que lupina.

Enar Spod Dumbiera

Enar tem um temperamento apaixonante, a melhor palavra para descrevê-lo é equilíbrio, sendo amigável com os mais diferentes cães, incluindo machos jovens e adultos que não tentem desafiar sua liderança, um verdadeiro Pet, educado e gentil com os mais diferentes animais, incluindo gatos.

Enar Spod Dumbiera

Quando fui buscar Mona Radov dvor tive o prazer de encontrar o pai de Enar pessoalmente, Artex Radov dvor, com seus 13 anos, em péssimas condições de vida, ao mesmo tempo mostrava uma ossatura absurdamente bem desenvolvida, forte sem ser jamais pesado, uma cabeça extremamente lupina e um temperamento muito aberto.

Infelizmente, a seleção errônea feita atualmente pela maioria dos criadores vem cada vez mais degenerando a raça, hoje em dia, encontrar cães com boa ossatura ou mesmo típicos ao padrão da raça é algo que vem se tornando cada vez mais difícil, achar cães com linhagens diferentes e que mantenham apenas sangue eslovaco ou moravia está se tornando uma raridade.

Enar Spod Dumbiera

Falando em linhagem eslovaca e moravia não poderia deixar de mencionar Grácia z Oravy, que ficou conhecida como Fafik no exterior devido a sua pelagem perfeitamente adaptada ao rigoroso inverno que atingiu o Leste Europeu neste ano.

Grácia z Oravy conhecendo a matilha.

Podemos dizer que a pequena mocinha foi cavada para fora da neve dias antes de eu buscá-la, gordinha e relativamente bem socializada logo aprendeu as regras das matilhas em que vivemos nesse meio tempo, mostrando ser um cão completamente encantador, tão encantador que quase a roubei da Amanda.

Seu nome foi dado pelo criador em homenagem a sua cachorra preferida, Grácia Dór, avó de Gracia z Oravy, essa menina também foi escolhida a dedo pelo mesmo, visto que já era de conhecimento que ela iria para a criação.

Grácia z Oravy após tomar banho

Grácia z Oravy possui uma linha de sangue muito especial, sendo filha de Bajkal Tajomny Tulak com Dona z Oravy.

Bajkal Tajomny Tulak é filho de Dag z Tematínskych kopcov, único cão usado na criação vindo de uma linha de sangue que por pouco não desapareceu, tendo ele feito apenas duas ninhadas, sendo a primeira com uma fêmea de linhagem Tcheca, que deu origem a 10 filhotes e a segunda fêmea de linhagem puramente Eslovaca, que deu origem a 2 filhotes, Bajkal e sua irmã Bella. Infelizmente a maioria desses filhotes acabou desaparecendo.

A raridade da linha e Grácia não para apenas pelo lado paterno, Dona z Oravy é a única filha do acasalamento entre Bony z Mesta Sadske com Grácia Dór.

Bony z Mesta Sadske, cão da região da Moravia, sendo junto com sua irmã Bona z Mesta Sadske, um dos poucos cães vindos do cruzamento entre Aran Kanator com Elza z Braunsteinova dvora que deixou descendentes, porém, infelizmente, apenas alguns poucos filhos de Bony, vindo de acasalamentos compatíveis com sua linha de sangue, não vieram a desaparecer e deram continuação a sua linha de sangue, os filhos de Bona desapareceram.

Grácia z Oravy

Como podem ver, Grácia z Oravy é um cão muito especial, possuindo genética de altíssima qualidade e de extrema importância para a raça, estando esta menina nas mãos de Amanda, temos a certeza de que esta preciosa genética será muito bem aproveitada e irá colaborar muito para a seleção da raça no Brasil, esperamos que as irmãs de Grácia não venham a desaparecer, como parece ser uma constante na raça, e que venham também a colaborar para a seleção da raça no país de origem.

Mona Radov dvor & Enar Spod Dumbiera

Futuramente irei escrever mais sobre a linha de sangue de Enar assim como sobre os futuros acasalamentos que ele fará aqui no Brasil e o que esperamos dos respectivos filhotes.

3 comentários:

  1. É triste saber que a situação da raça está tão ruim, mas ao mesmo tempo fico feliz por terem conseguido trazer cães de tamanha qualidade e excelente genética aqui para o nosso país. Espero que tragam grandes satisfações para a criação da raça por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Tenho interesse na raça e gostaria de saber como posso adquirir um casal da espécie.
    Grato

    ResponderExcluir
  3. Por favor, se informe corretamente sobre a raça antes de querer adquirir um exemplar.
    No blog tem o link "Temperamento", da uma olhada la.

    ResponderExcluir