quinta-feira, 11 de março de 2010

Padrão racial - Olhos

Primeira postagem envolvendo maiores detalhes em relação ao Standard, resolvi começar por algo que deixa muita gente admirada pela sua beleza, assim como confusa quando lê o padrão, os olhos!

Os olhos devem ser amendoados, estreitos e bastante oblíquos, a diferença entre o canto interno do olho e o canto externo deve ser de pelo menos 1cm:


Os olhos devem ser bem colocados, não sendo nem saltados e nem profundos, as pálpebras devem ficar bem ajustadas, a coloração deve ser âmbar.

Excelênte posicionamento, corretamente oblíqüos, coloração correta, formato correto.

Olhos de coloração marrom clara não são desejados, olhos de coloração marrom médio, marrom escuro ou preto são faltas, assim como olhos de cores diferentes.

Olhos marro claro (E1) , foto usando flash

-------
Olhos marrom claro (E1), excelente formato, foto sem flash

--------
Olho marrom escuro (E3), foto tirada em local claro com bom posicionamento da luz.

------
Olhos pretos (E5)

A coloração dos olhos deverá ser considerada em cães com idade acima de 2 anos e abaixo de 6 anos, não raramente animais jovens apresentam olhos de coloração mais escura que vão clareando até atingirem em torno de 24 meses, da mesma forma, cães de olhos âmbar podem apresentar o escurecimento da iris conforme vão envelhecendo, ficando com os olhos marrons quando atingem uma idade em torno dos 6 anos.
A velocidade dessas modificações irão variar conforme a linhagem do animal assim como o local onde ele vive.

Cão jovem, olhos ambar, conforme o padrão da raça.

-------------
Mesmo cão aos 13 anos, olhos marrom

Atipicidades como olhos ovais, saltados ou redondos, muito grandes ou exageradamente pequenos, olhos azuis ou rima ocular despigmentada* são desclassificatórios.
Outros defeitos como olhos profundos, rima ocular frouxa, olhos pouco oblíqüos entre outras caracteristicas que diferem do desejado/descrito pelo padrão devem ser avaliados conforme sua gravidade.

*Por algum acidente como cortes, pode ocorrer da rima ocular ficar temporariamente despigmentada no local do ferimento.

Olhos muito grandes, não sendo estreitos.

-------
Olhos grandes, redondos, saltados.


-----------
Olhos profundos, palpebras volumosas, rima ocular frouxa.


------
Olhos profundos, pouco obliqüos, rima ocular frouxa, palpebras volumosas.


----------
Olhos grandes de mais, redondos, marrom escuro, proeminentes.

3 comentários:

  1. Nossa, lindo post! Nao vejo criadores que tenham tanto conhecimento do padrão de suas raças, que dirá dos olhos. Achei fantástico!

    Para falar a verdade, sempre fui a favor dos padrões funcionais, estrutura de trabalho antes de 'detalhes' de beleza (trauminha hehe) mas olhando as fotos dos CLT, nossa!!!!! A expressão lupina é muito prejudicada por um olho muito grande ou pouco oblíquo, ficam muito mais caninos, menos maduros como eu falei. Mais uma vez parabéns Loba! Você é um modelo de criador pra mim :)

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise Paula... sempre aprendendo contigo :)

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem! Muito esclarecedora. Felizmente a raça está começando no Brasil com uma pessoa de excelente caráter, inteligente e consciente. Boa sorte, tudo de bom.
    Nell - Sao Paulo - Brasil

    ResponderExcluir