quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Quero um Lobo Preto!

De tempos em tempos alguma página do facebook publica a incrível foto de uma moça abraçando seu lindo, gigante e magnífico Cão Lobo.
As pessoas vão a loucura querendo um igual no calor do momento, e acabam impulsivamente entrando em contato conosco para reservar "pra ontem" seu lobo de estimação, preferencialmente preto exatamente como o da foto.
Vamos com calma, queridos padawans, as coisas não funcionam desse jeito.

Cão Lobo Americano

Primeiro e o mais importante, nunca, em hipótese alguma, você deve escolher raça de cachorro simplesmente por sua aparência, sem ter a menor noção do temperamento da mesma.
Não estou falando apenas caso você queira um Cão Lobo, isso vale para QUALQUER raça, desde aquele lindo e, aparentemente, inofensivo Lulu da Pomerânia até caso você queira um majestoso Pastor do Cáucaso. E não estou falando aqui de simplesmente ler 140 linhas de informação e considerar que você sabe tudo sobre a raça. Estou falando de REALMENTE estudar, ler sua história, ler sobre seus prós e contras, falar com o proprietários, ver quais problemas eles tiveram com seus cães e porque. Alias, isso hoje em dia é bem fácil, sendo que existem grupos sobre as mais diversas raças no Facebook, nas mais diversas línguas (com tradução no pézinho da pagina, ao alcance do seu mouse caso você tenha dificuldades para entender o idioma em questão), onde você poderá entrar em contato com a comunidade mais experiente sobre aquela raça, e pegar informações preciosas, chegando a conclusão se é realmente conviver com um animal daqueles que você quer para a sua vida ou não.
Isso é o que chamo de "fazer a lição de casa", quando você não faz ela, logo o criador percebe e, se ele for minimamente sério, se recusará a vender um filhote para você, afinal, ninguém quer ver seus filhotes nas mãos de donos impulsivos que, futuramente, provavelmente terão problemas resultando no criador tendo de fazer resgate e recolocação.

"Mas Paula, eu não quero saber de temperamento, só quero um cachorro bonito!"
Bem meu amigo, então você não quer um cachorro de raça, cães bonitos você encontra para adoção, sabe os famosos SRD? Então, eles mesmo, são únicos e você vai poder encontrar de todos os tipos, desde aquele estupendo lobo gigante que você tanto procura até uma linda raposinha miniatura.

Mas mesmo assim, você vai ter que ter uma noção do tipo de temperamento que você quer no seu pet.

Cão Lobo Americano - foto retirada de Pack West Wolfdog Rescue

O animal da foto NÃO é um Cão Lobo Tchecoslovaco e nem um Cão Lobo de Saarloos, trata-se de um Cão Lobo Americano, ou conhecido aqui também como "Hibrido de lobo", existem algumas postagens bem esclarecedoras sobre eles no Blog, você pode encontrar aqui.
Não escrevi sobre isso no blog ainda, porém, eu particularmente gosto de deixar claro uma separação entre Cão Lobo Americano e Hibrido de Lobo, enquanto os Híbridos de lobo vem de qualquer acasalamento entre lobo e cão, em alguma geração, havendo ou não seleção para alguma característica especifica, podem ser facilmente comprados nos USA e muito criador irresponsável irá enviar para qualquer lugar do mundo, desde que o paguem.
Existem aqueles criadores de híbridos, os quais chamo de Cão Lobo Americano,  que fazem um trabalho sério, selecionando fortemente o temperamento e aparência, para que o Cão Lobo se torne num animal mais fácil, mais doce e amável, com a aparência o mais lupina possível, o que não exclui da vida do futuro proprietário todos os problemas e mudanças que ter um Cão Lobo implicam, apenas tornam a vida do proprietário mais fácil, pois além de bem selecionados estes animais tendem a ser muito bem socializados no inicio de sua vida, por pessoas que sabem o que estão fazendo. Porém, para os interessados comprarem um Cão Lobo Americano de um criador sério, terão que mostrar que fizeram sua lição de casa muito bem, além de pagar um preço alto, porém justo, pelo animal.

"Meu deus um lobo gigante" Lamento quebrar seus sonhos mas não, eles não são gigantes. É engraçado pois é famoso entre a comunidade de Cão Lobo o fato de que alguns criadores adoram brincar com a percepção das pessoas, fazendo os animais parecerem bem maiores do que realmente são. Isso não acontece apenas com Cão Lobo, mas também com grandes molossos, sabem aquele Mastino Tibetano gigante das fotos? Pois então, estamos falando deste tipo de exemplo.
Podemos colocar o cão mais pra frente e a pessoa em segundo plano.
Podemos colocar uma pessoa pequena junto com um cão relativamente grande.
Isso já me gerou uma situação um tanto interessante. Um belo dia estava analisando algumas fotos de Cão Lobo tchecoslovaco e vi um cão em que sua cernelha ficava acima da altura da cintura da pessoa, parecia um pônei! Fui atrás dos resultados de bonitação de tal cachorro e, para a minha surpresa, o animal tinha 65 cm cravados, o mínimo para um macho.
Depois descobri que a pessoa da foto em questão, tinha 1,52 de altura.

Mastim Tibetano - gigante não?


Mastim Tibetano em uma exposição qualquer... que diferença né?



"Serei diferente se tiver um Cão Lobo" Ninguém fala isso diretamente para nós, mas sabemos que muita gente pensa desta forma, e lamento, mas é puramente ilusão.
Você não será diferente por ter qualquer cão de raça ou aparência especifica, ainda mais quando falamos de raças exóticas, a maioria dos passantes na rua pensam que se trata de um SRD. Você pode andar com um lobo puro na guia, a maioria das pessoas pensará que trata-se de um SRD, um mestiço de Pastor Alemão com Husky Siberiano ou simplesmente um cachorro estranho de pelagem feia (quando está com pelagem de verão, realidade para a maior parte do Brasil). Irá chamar a atenção de algumas poucas pessoas que talvez perguntarão se é um lobo, que olharão com curiosidade mas absolutamente nada além disso. Porém um animal destes mudará profundamente sua vida particular, aquela que ninguém vê, e muitas pessoas a sua volta, incluindo sua família, poderão não entender.
Você não poderá simplesmente sair para viajar, terá que deixar o cão aos cuidados de outra pessoa, porém... diferente de um cachorro qualquer, é difícil achar local que consiga lidar com qualquer tipo de Cão Lobo.
Sabe quele lindo jardim que todos sonham? Isso é impossível tendo um Cão Lobo.
Você terá gastos absurdos vindos tanto da destruição da sua casa e pátio, como com cercas, muros, portas entre outros métodos para evitar fugas indesejadas.
Cães Lobo em geral não podem com alimentação padrão, você terá que investir em alimentação natural (que da mais trabalho, porém, vale a pena) ou em ração livre de grãos de soja ou milho.
Você terá que dedicar boa parte do seu tempo livre para o cão, tanto com passeios quanto com companhia, e se for fazer algo diferente, passará a considerar levar o peludo junto.
Isso são apenas alguns exemplos simples de "poréns" que você terá de lidar em sua vida caso você opte por ter um Cão Lobo.

Onyx - Foto retirada de Texas Wolfdog Project


"Mas eu estudei e decidi que realmente quero um Cão Lobo" Sem problemas, existem pessoas que realmente desejam ter um Cão Lobo, por diferentes razões. Sendo assim nós acreditamos que você terá feito sua lição de casa e conseguirá dizer com detalhes aquilo que procura, porque procura tal cão e, principalmente, que tipo de cão você quer. Sendo assim, temos uma lista de excelentes criadores de Cão Lobo Americano que podemos lhe aconselhar, sim, podemos dar dicas sobre importação e sim, podemos lhe ajudar com informações, mas como disse anteriormente, você terá que mostrar que fez sua lição de casa.
Asher - Foto retirada de Texas Wolfdog Project

PS: Sim, como podem perceber, a maioria das fotos de Cão Lobo Americano usadas nesta postagem, são de animais que estão para a adoção nos Estados Unidos. Serve de alerta para o fato de que, mesmo em um país onde se há muito mais consciência em relação a estes animais, o nível de abandono - de gente que não conseguiu aguentar o tranco - é alarmantemente alto. Ninguém está brincando quando diz que estes animais não são para qualquer um.

23 comentários:

  1. Nossa, eles são tão lindos!!! Fiquei apaixonada *____________*

    ResponderExcluir
  2. Vou começar a fazer a lição de casa então! 😍

    ResponderExcluir
  3. cães maravilhosos ja tive husky, pit bull doceis e tbm pit bull bem stressado e estou pensando seriamente em ter um bb lindo desses

    ResponderExcluir
  4. Você cria o cão lobo checoslovaquio e também pode indicar de quem importar o cão lobo americano. É isso?

    ResponderExcluir
  5. E quais as condições para que eu possa ter um cão lobo americano?
    E aquele no colo da mocm, e realmente daquele tamanho?

    ResponderExcluir
  6. Como consigo um cao dessa raça?
    Aqui no Brasil nunca tinha visto falar nele, cão lobo..

    ResponderExcluir
  7. Gostei dessa lição de casa, Parabéns pelo conteúdo foi bem claro para todos .

    ResponderExcluir
  8. Mas o cão lobo preto da foto não é pequeno ele realmente é enorme! E é bem bonito qual é a raça dele?

    ResponderExcluir
  9. Oi fala comigo prfvr meu Whatsapp é 9 83986848917 fala comigo

    ResponderExcluir
  10. ola boa tarde tenho interesse em um wolf dog. fiz toda licao de casa ja pesquisei bastante.
    ppr gentileza entre em contato

    ResponderExcluir
  11. Acredito que ter um cão de nível alto de energia requer os mesmos "sacrificios" que ter um cão lobo. Tenho uma mix de Pit Bull que antes do adestramento parecia um furacão

    ResponderExcluir
  12. Coisa mais linda da vida! Que não quer um desse? rsrs

    ResponderExcluir
  13. Qual o valor médio? E onde posso encontrar um criador?

    ResponderExcluir
  14. Qual o valor médio? E onde posso encontrar um criador?

    ResponderExcluir
  15. Qual o valor médio? E onde posso encontrar um criador?

    ResponderExcluir
  16. Interessante, lendo a postagem percebi que não tenho um cão lobo mas vivo exatamente assim com os meus malinois . Acho que poderia ter um tranquilamente .

    ResponderExcluir
  17. Tenho pesquisado bastante sobre cães lobos e estou mto interessa em adquirir um. Poderia me passar o contato onde eu possa adquirir um cão lobo americano ou um cão lobo de saarloos. Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Eu amo esses animais. Apesar de ter estudado bastante conheço pouco pois acredito que somente com a convivência poderemos realmente conhecer los. Alem de tudo meu quintal tem uns 130 m2 e ainda sim acho que não seria suficiente. Mas a cada dia vou me convencendo em ter um..... Talvez quando comprar meu sitio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposito: adorei sua postagem "Taura Bera".... Parabens

      Excluir