sábado, 26 de dezembro de 2015

Cães são como os bons vinhos...

Quanto mais velho, melhor!

Comumente encontro pessoas interessadas em ter seu primeiro cachorro ou em ter um cachorro após muitos anos sem um pet. Muitas destas pessoas desistem logo da ideia, quando se lembram que vivem em apartamento e possuem uma vida cheia, com pouco tempo disponível para um novo animal... Mas o quanto isso seria verdade?

Um filhote novo requer muita atenção e energia, muitos cuidados com educação, socialização e uma verdadeira reforma em sua casa para evitar possíveis acidentes enquanto ocorre a troca de dentes, mas isso não é verdade quando falamos de cães idosos. É inexplicável, como nos dias de hoje ainda existem tantas pessoas dando preferência para filhotes, mesmo sem ter a menor condição de possuir um filhote por falta de tempo e com tantos cães adultos e idosos morrendo sem encontrar donos nas ONG's, com protetores ou em canis públicos.

Quem insiste na ideia de “tentar ter um filhote” normalmente acaba sendo incapaz de educar o filhotinho, tornando-o em um animal-problema, que inevitavelmente, vai voltar para a adoção ou parar nas ruas. Porém, desta vez ele não é mais um filhote fofinho que todo mundo quer, mas um animal adulto que dificilmente encontrará um lar. Conforme o tempo passa e ele envelhece, menores as chances dele encontrar alguém, até virar um idoso e ser simplesmente esquecido pela sociedade como possibilidade de adoção.

Abaixo  listamos 5 motivos para dar preferência a cães adultos e idosos na hora de escolher seu pet: 

1- Filhotes dão muito trabalho: Um filhote precisará ser treinado, necessitará de exercício o suficiente para que seu corpo se desenvolva corretamente, precisará ser devidamente socializado com pessoas e animais, com o mundo humano para que ele consiga viver confortavelmente. Destruição da casa e de objetos pessoais fazem parte da rotina de ter um filhote, no momento em que ele se entediar, ele irá tentar arranjar uma forma de passar o tempo livre. Isso é um aspecto importante para se levar em consideração, principalmente se falamos de animais vindo de misturas ou raças mais destrutivas, como o próprio Cão Lobo tchecoslovaco.

2- Filhotes são imprevisíveis: Se estivermos falando de animais sem raça definida, a imprevisibilidade é ainda maior, visto que se torna quase impossível de saber qual será a altura e peso do animal depois de adulto. Mas englobando cães de raça também, temos a questão de saúde, não sabemos como ele irá se desenvolver, se ele terá algum problema de saúde ou não, nem o quanto este problema irá afetar na vida do cão. A mesma coisa vale para o temperamento e o comportamento, muito da formação de caráter será somente sua responsabilidade, se você falhar na fase em que ele ainda é filhote, terá um adulto problema em casa.
Estes poréns deixam de existir quando você opta por adotar um cão adulto ou idoso, ele já está totalmente formado e você terá certeza de sua aparência. Ele já foi socializado e já teve experiência de vida, permitindo assim que você já conheça o seu temperamento.


3- Cães adultos e idosos são emocionalmente maduros: Eles já passaram da fase d­e destruição, já foram socializados. Muitos dos animais que estão para adoção já pertenceram à famílias, tendo vivido dentro de uma casa, conhecendo as regras da mesma. Sendo maduros, tendem a se focar com mais facilidade em qualquer tarefa, se tornando assim em animais mais fáceis para ensinar novos truques. Como já tiveram vivência anterior, normalmente restam poucas coisas que o novo dono terá de ensinar.



4- Cães adultos e idosos são a melhor escolha para quem está tendo seu primeiro cachorro, além de serem uma excelente companhia para pessoas idosas! Se este é o seu primeiro cachorro ou se você não tem tempo o suficiente, ou condições físicas, para dar a devida atenção a um filhote, cães adultos e idosos são a melhor opção. Cães mais velhos tendem a levar a vida em um ritmo diferente dos filhotes, um ritmo mais calmo e relaxado, apreciando a companhia do proprietário.
Para quem não tem a menor noção de como é ter um cão, um cão mais velho é uma excelente oportunidade, você saberá como é conviver com um animal, seus prós e contras, porém, sem a bagunça e a enorme responsabilidade de desenvolver corretamente um cão jovem.


5- Cães adultos e idosos serão tão apegados a você assim como qualquer filhote: Muitas pessoas se preocupam com a possibilidade de um cão mais velho não se apegar ao novo dono, não se preocupe com isso! Cães são notavelmente resilientes e coração aberto. Alguns vão levar dias para se acostumar a nova casa, conhecer melhor o novo dono, outros levarão algumas semanas, poucos irão levar mais tempo do que isso. A maioria dos proprietários relatam um apego maior entre os animais adotados depois de adulto, o que muitos descrevem como um "sentimento de gratidão".

Muitas pessoas vão me dizer que preferem adotar um filhote, pois “não querem criar apego a um cão que logo irá morrer”, isso não é bem verdade. Supondo que seu filhote seja saudável a tendencia é ele viver mais tempo do que um cão de 8 anos. Mas filhotes são mais propensos a doenças graves, de altíssima letalidade, como parvovirose e cinomose enquanto não estão totalmente imunizados. A curiosidade típica do filhote pode coloca-lo em risco, diversos cães jovens morrem anualmente por acidentes, desde atropelamentos até eletrocutados na fiação da própria casa.

Infelizmente, adotar um filhote não significa automaticamente que ele terá uma longa vida e saudável, assim como adorar um cão de 8 anos não significa que você viverá com ele apenas pelos próximos 2 anos.
 Não são poucos os cães que chegam aos 14 anos, muitas vezes passam os 17 e alguns chegam a 20, principalmente animais de pequeno porte ou de raças conhecidas por sua longevidade. No Cão Lobo Tchecoslovaco mesmo, tivemos aqui no Brasil o Iran Zemplinska Oblast', que chegou ao país com 12 anos e quase completou os 17 anos.

Iran Zemplinska Oblast' com 15 anos


Por curiosidade, o cão mais velho do mundo chamava-se Bluey e viveu 29 anos e 5 meses.


Sobre a linda modelo usada nesta matéria, ela chama-se Pirata, é uma SRD de médio porte com aproximadamente 11 anos que está a procura de um lar em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para maiores informações, basta entrar em contato com a página Focinhos e Patinhas no Facebook.




Nenhum comentário:

Postar um comentário