segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Resumo de 2011 e um pouco dos planos para 2012.

Primeira postagem de 2012 no Blog e nada mais justo do que começar fazendo uma leve
retrospectiva do ano de 2011, colocando um pouco dos nossos planos para o ano de 2012.

Podemos dizer que 2011 não foi um dos anos mais produtivos para a raça no Brasil e nem na America Latina, iniciamos o ano com diversos planos, um deles era o de acasalar Mona Radov dvor e Jezebeth z Peronówki com Iran Zemplinska Oblast, na esperança de que nosso amado velhinho ainda tivesse capacidade de fazer estas duas ultimas ninhadas que seriam de grande importância para a raça, principalmente quando falamos da ninhada de Iran com Mona, onde teríamos a abertura das linhas vindo com um acasalamento com sangue materno completamente diferente e 100% eslovaco de ambos os lados, Mona e Iran, dois cães de sangue eslovaco com linhas extremamente raras e preciosas para raça. Infelizmente, acasalamento este que se concretizou por mais de 3 vezes, mas que não resultou em filhotes.

No primeiro acasalamento entre Mona e Iran os 3 filhotes vistos no USG foram absorvidos, após isso Mona entrou no cio mais 2 vezes, acasalando com Iran todas as vezes, tanto por Inseminação Artificial, quando o velhinho não quis montar, quanto naturalmente.

Tentamos acasalar Iran com Jezebeth novamente, além dos resultados da ninhada B terem sido muito bons, o número de filhotes foi muito pequeno, mesmo estando ambos os filhotes em boas mãos, por uma questão de segurança tentamos aumentar o número de irmãos de Beeta e Bahram, infelizmente, a ampliação da ninhada B ficou apenas nos planos.

Não obtivemos sucesso em nenhuma das montas, fazendo um espermograma chegamos à conclusão de que os 12 anos de Iran estavam pesando na sua capacidade reprodutiva, infelizmente, isso invalidou até mesmo a possibilidade de congelar e guardar sêmen de Iran para a posteridade.

Não podendo mais reproduzir e com seus 13 anos completos, o que restou a Iran foi virar o paparicado Pet idoso da casa. Ter a oportunidade de conhecer Iran pessoalmente, mas melhor ainda, de conviver com ele, é uma honra para qualquer criador de Cão Lobo Tchecoslovaco, devido à importância de tal exemplar para a criação atual e para o futuro da raça, sem dúvidas, Iran se encontra na listinha de exemplares míticos para qualquer criador da raça que tenha um mínimo de conhecimento em relação às linhas de sangue e padrão de raça.

Não restam dúvidas de que num futuro próximo teremos algumas ninhadas consangüíneas em Iran, sendo que atualmente já se tenta isso em seus parentes próximos.


Iran Zemplinska Oblast'

Em Setembro também tivemos de viajar até Espirito Santo, viagem esta que jamais esperávamos que iria ocorrer, não a viagem em si, mas os motivos que a causaram: Devido a problemas pessoais dois de nossos cães tiveram de mudar de proprietário, Angeal e Aerith.

A viagem foi de carro, visto que trazer os cães de avião sairia MUITO mais caro do que indo buscar pessoalmente de carro, sem contar na incerteza devido ao enorme despreparo e desrespeito por parte das companhias aéreas presentes no local, aprendemos uma enorme lição com este caso em relação a escolha dos futuros lares de nossos filhotes, levando em consideração a existência de conhecidos no local dispostos a resgatar o cão em caso emergencial e também a existência de transporte acessível e rápido.

Não tenho palavras para agradecer a Jessica do canil Valhalla Guardians, dona de Beeta Taura Berá que não apenas ajudou nos custos com o transporte, como também virou a nova mãe de nossas duas crianças, que agora encontram-se muito bem tratadas, estando nas mãos de uma proprietária extremamente responsável e experiente, como todo o criador deve ser.


Aerith & Angeal Taura Berá chegando em Curitiba.

Este ano a cinofilia brasileira contou com a participação da raça em mais exposições, diferentes exemplares em diferentes locais, também o Brasil bateu o recorde de Cães Lobos Tchecoslovacos em pista, contando com 4 exemplares nas mais diferentes classes, a primeira vez que isso ocorreu nas Américas sendo até o momento algo único. Pequeno número de cães, mas um fato histórico para uma raça que recém está começando no país. Esperamos repetir isto em 2012, porém com mais exemplares.

Podemos dizer que em exposições a raça teve diversos sucessos, sendo a qualidade de nossa criação e do trabalho feito pelo proprietário do cão, reconhecido fortemente pelos juízes, que sempre lembravam da raça dando local em Melhor de Grupo e por vezes na grande final, o Best In Show.

Beeta & Bahram Taura Berá - foto por Amanda Canetta.

Minha participação em exposições foi pequena, apenas uma exposição levando Arthas (galopante) e Iran, este reconhecimento, os títulos e o treinamento, tudo isto devemos a Amanda, do canil Jack’s Wolfpack, que fez um trabalho maravilhoso, dando um show em pista com Bahram Taura Berá, sem dúvidas a dupla Cão Lobo / Proprietário mais elegantes que já vi!


Amanda & Bahram - Foto por Juliana Xavier

Podemos dizer que 2011 se tornou em um ano de negociações para 2012, entre padreadores temporários e novos exemplares, sem dúvidas teremos muitas novidades e verdadeiros ganhos em prol da raça para contar em 2012, maiores detalhes? Apenas quando se concretizarem.

A presença e colaboração de outros criadores brasileiros na raça tornou possível para 2012 algumas modificações nas vendas dos filhotes, que além de tornar a aquisição de um exemplar mais acessível financeiramente, também nos dará maior segurança em relação ao destino de nossos filhotes, logo publicaremos as mudanças na página “reservas” do Blog.

Se tudo ocorrer como o previsto, 2012 tem tudo para ser um excelente ano para a raça no Brasil, para aqueles que a tanto esperam por um filhote quanto para aqueles que recém tomaram a decisão de adquirir um, também para todos os amantes da raça, que torcem pelo futuro da mesma no país.

Gostaria muito de agradecer a aqueles que aceitaram o fardo de criar seriamente uma raça que passa por tantos problemas como o Cão Lobo Tchecoslovaco, uma raça que além de recém estar começando aqui, passa por sérios problemas nos países de origem.

“Uma andorinha só não faz primavera.” - Aristóteles


Beeta & Bahram Taura Berá - foto por Amanda Canetta

2 comentários:

  1. Parabéns Paula, apesar das cruzas não sucedidas parece-me um ano bem positivo para si e o Brasil.
    Keep up the good work!

    ResponderExcluir
  2. Eu ouvi dizer, em documentário do Nat Geo se não me engano, que, cruzas consanguíneas estragam a raça conforme se passam as gerações, até mostrou as gerações anteriores... Por exemplo o Bassethound não era tão "flácido" e enrugado como é hoje em dia. Não quero questionar vocês, pois sei que são profissionais mas foi o que eu ví em um canal sério de TV por assinatura. Um abraço, Bruno Reinhold de Castro

    ResponderExcluir