quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Quero um cachorro, e agora?

Primeiramente, tenha em mente de que trazer um filho peludo para a sua casa é algo que irá trazer mudanças bruscas em sua vida, muitas mudanças positivas assim como negativas, agora leve em consideração que tais mudanças assim permanecerão pelos próximos 12 anos de sua vida, você está preparado para isso?

Todos sabem que cachorro é tudo de bom, sua companhia, sua lealdade, sua pureza, cachorro é aquele amigo que podemos contar em todas as horas, é aquele único ser que acaba com a solidão de diversas pessoas, existem até mesmo pesquisas apontando sobre os benefícios para a saúde que os cães trazem aos seus proprietários, cachorro ( e outros animais de estimação) é um bicho tão magico que seu uso na Pet terapia com idosos é capaz de trazer benefícios para aqueles que apenas passam a mão em seu pelo e brincam com eles 1 vez por semana!


Tip Top e Petite (ambas vira-latas) esbanjando elegância! Pets de Andréa Barros

O que boa parte das pessoas se esquecem antes de adquirir um cãozinho é que ter um animal de estimação, principalmente um ser tão dependente quando cães, vem junto com uma porção de responsabilidades e muitos gastos.

Ter um cachorro, dependendo do tamanho, temperamento ou raça pode ser o que chamamos de uma verdadeira prisão para o proprietário, cachorro é responsabilidade e trabalho 24h/7, assim que seu cachorro chegar em casa, tudo o que você pretende fazer que vá mudar a rotina do bichinho deve ser bem pensado.
Sabe aquelas suas férias descontraída em hotéis na praia, ou com os amigos? Pois é, você só poderá fazer ela se tiver alguém de extrema confiança para cuidar de seu cãozinho, se encontrar um hotel de confiança ou mesmo se poder levar ele junto, caso isso não seja possível? Adeus férias na praia! Você vai ter que mudar de planos e adaptá-los a existência e conforto de seu peludo.

Lembre-se de que estamos mencionando aqui cães de temperamento fácil, de pequeno a médio porte, como o iniciante deve ter, não animais de grande porte, de raças com temperamento peculiar ou com grande exigência de conhecimento e ligação com o cão, como é o caso dos Cães Lobos, quando falamos de Cães Lobos, isso fica bem mais complicado e suas férias provavelmente terão de ser na companhia do cão.

Tenha em mente que após a chegada de seu cão, durante os próximos 12 anos você terá que deixar de fazer muitas coisas legais, pois não tem onde deixar o cachorro ou com quem deixar, você terá muitos gastos inusitados, sabe aquele suado dinheirinho que você estava juntando para fazer aquele upgrade em seu computador? Ele pode ir todo de uma vez só se seu cãozinho cair doente ou sofrer algum acidente.
Você terá gastos mensais com o seu animal, se for somar estes gastos durante o ano e colocar por baixo o quanto você vai gastar com o seu cão nos próximos 12 anos, provavelmente desiste de ter um peludo.

Sendo este um blog sobre Cão Lobo Tchecoslovaco, não posso deixar de mencionar que tais gastos serão muito superiores com um exemplar da raça, principalmente levando em consideração a capacidade de destruição do lar que os exemplares tem quando estão entediados.

Aceitando estes aspectos negativos, que não são poucos e nem irrelevantes, vamos para o próximo desafio!

Hime! A charmosa vira-latas do canil Valhalla Guardians (Jessica A. Paes), criadora de Cão Lobo Tchecoslovaco - PR

Se você vive com alguém, essa pessoa aceita ter que viver com um peludo também?
A aceitação de todos os membros bípedes que moram em sua casa é algo crucial para você ter ou não um cachorro, afinal, assim como ele vai alterar a SUA vida, irá também afetar na vida de todos os moradores da casa, se a ideia de ter um cachorro foi sua, podes então começar o ritual de convencimento familiar para que eles aceitem de boa ter um cachorro. Se isso não acontecer, pense bem na possibilidade de ter o cachorro quando você se mudar ou na possibilidade de trocar de parceiro (o que já vi acontecer).

Novamente, quando falamos de Cão Lobo tchecoslovaco, incluímos que a família deve ter muita experiencia com cães em geral assim como estar bem avisada sobre os prós e contras de ter um exemplar da raça.

Estou ciente das minhas responsabilidades e minha família concorda com a vinda do novo membro! E agora?

Sendo que você está lendo atentamente a esta matéria com o intuito de se preparar bem para ter um cachorro, pressuponho que este seja o seu primeiro cão!

Você não tem experiencia com animais, provavelmente não conhece nada sobre comportamento animal além de teoria, isso quer dizer que você é um dono inexperiente e que vai quebrar a cabeça para conviver em perfeita harmonia com o seu novo amigo latidor, você, por uma questão de bom senso e amor próprio, vai deixar de lado qualquer raça ou mestiço de tais raças que são consideradas como “difíceis”, ou “raças para proprietários experientes”, como Husky Siberiano, Pastor do Caucaso, Boerboel, Akita, Dobermans, assim como cães de grande porte.
Antes de ter um animal que exige o dobro de responsabilidade, por sua fama, tamanho ou temperamento, você deve primeiramente ter muita experiencia com cães de temperamento fácil, de pequeno ou médio porte.
Porque de Pequeno ou Medio/pequeno porte? Bom, simplesmente porque eles tendem a ser mais fáceis de se controlar, se o cão tentar lhe atacar por algum motivo, você terá força o suficiente para contê-lo, se o pior ocorrer, um acidente, o estrago não será grande. Maior o cão, mais forte o cão ou com temperamento mais difícil ou simplesmente mais inteligente, maior será a sua responsabilidade e sua exigência, existem raças que são dificílimas de se conviver, mesmo sendo um dono extremamente experiente, este é o caso do Cão Lobo Tchecoslovaco e do Cão Lobo de Saarloos.


A melhor escolha para você, iniciante, é um vira-latas pequeno e adulto! Sim adulto! Um animal adulto já vem parcialmente ensinado, não passa pela terrível faze de filhote, onde qualquer erro por parte do proprietário pode ser desastroso e quando você for adotá-lo já saberá com 100% de certeza sobre o seu tamanho e características.
Sendo que você não tem experiencia com cães, não saberá também escolher, nesse caso explique este fato para o protetor ou para a pessoa responsável pelos cães para que ele lhe indique um cão fácil, que bata com as características comportamentais desejadas por você e que seja de pequeno/médio porte, sem dúvidas o protetor/pessoa responsável lhe ajudará com extremo prazer!

Bahram Taura Berá (a frente, deitado), Cloud - o gostosão (vira-latas, de pé) e Chyara Red Label Scotch (Deitada atrás, mais conhecida como Lunita, Husky Siberiana divina!) - Matilha do canil Jack's Wolfpack - PR

Adotar um vira-latas, você nunca teve cachorro, não tem ideia de como é conviver com um e o máximo de experiencia que tens é com o cão dos outros e com o que você lê, nesse caso, o motivo que leva 99% das pessoas a optar por um cão de raça é meramente a aparência, o que normalmente leva a pessoa a um erro grave, escolher pela aparência sem se preocupar com o temperamento. Isso explica porque temos tantos cães de raças como Huskies abandonados por aí, cães lindíssimos, o sonho de muita gente, mas difíceis de conviver, normalmente impossíveis para um iniciante.


Se você deseja muito um cão de raça, adote um cãozinho sem raça, ganhe experiencia e quando se sentir seguro o suficiente, passe a pesquisar sobre a raça que você gosta e veja a possibilidade de ter um exemplar futuramente, ou quando o seu atual cão for mais velho, ou quando ele já tiver passado pela ponte do arco-íris.


Com raça ou sem raça, isso pouco importa para quem deseja apenas um companheiro.

Alguns me dizem “mas cão de raça é mais bonito”, eu discordo fortemente, os mais belos cães que já vi eram todos vira-latas, um vira-latas bem cuidado além de lindo é UNICO, você jamais verá cão mesmo similar andando por aí, pode até achar algum mais “parecidinho”, mas jamais ele terá as mesmas características que o seu.


Fora este fato, lembre-se, adotando um cão você estará salvando uma vida, quer algo mais precioso que isso?

4 comentários:

  1. Ameiii o post!!!!
    depois quero o direito de reprodução no meu site que em breve estará prontooo!!!!!
    adorei!!! amei!!! parabéns!! tu és feraa!! =D

    ResponderExcluir
  2. Linda e simples explicação. Espero que as pessoas ao lerem se deem conta da seriedade que é se tornar responsável por uma vida, seja ela de "raça pura" ou SRD. Afinal como tu disse são pelo menos de 8 a 12 anos de convivência. As fotos estão lindíssimas.

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh! Se os outros soubessem!
    Como é bom adotar um cão.

    Ver a cada dia a mudança física e psicológica pelas quais eles passam.
    Disfrutar todos os dias da existencia deles de uma amizade pura, agradecida e desinteressada.

    Só quem adota um cão sabe como eles são diferentes de um cão comprado.

    NAda contra a comprar cães de criadores responsáveis ( e tudo contra a comprar de cachorreiros, criadores de fundo de quintal, petshops e pecuárias), mas todo mundo q quer ter um cão deveria experimentar adotar tbém.

    Faz um bem a alma da gente!
    Só adotando p/ entender!!!

    Em tempo, muito obrigada a Lú Fumagalli q me cedeu minha Petite. Quem quiser um cão p/ adotar, recomendo q entrem em contato com ela.
    Basta googar o nome 'Lu Fumagalli' p/ ter acesso aos seus contactos e ver seus caezinhs q estão disponíveis p/ adoção.

    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  4. Achei a matéria muito interessante, mas assim, eu já tive um husky, e ele foi meu primeiro cão, e não achei difícil de criar não.Porém, tinha que passear todo dia, era sagrado, para que ela não destruísse o apartamento Ela era bem tranquila e calma, por isso eu alimento uma admiração grande pela raça.
    Concordo que um cão deve ser estudado antes de comprado, ou adotado, porque não basta a beleza, precisa também conhecer o temperamento do cachorro e onde ele se adapta melhor. Eu to estudando o lobo tcheco e o malamute do alasca, para saber qual o cão que melhor se adapta ao meu meio, para evitar sofrimento de ambas as partes.
    e também descobri de uma forma triste que um veterinário bom na hora da emergência faz diferença grande. Hoje entendo que diploma de papel não faz o profissional, e sim o conhecimento real, algo que vc vê que a pessoa sabe o que faz e entende do assunto. Vi a importância de um profissional de confiança para cuidar de nossos filhinhos =] pq eles efetivamente são filhinhos, pelo menos o meu era e meus gatinhos são. Levo no veterinário, compro ração de boa qualidade, do banho, do carinho, brinco, coloco pra dormir quando mia de sono mas não quer se entrega ao sono, passo a noite cuidando quando adoece e vou trabalhar no outro dia modo zumbi...enfim, é um filho, e sinceramente, filho não se abandona!

    ResponderExcluir