sábado, 4 de julho de 2009

Um pouco sobre a raça e seu temperamento.

Uma das primeiras perguntas que aparecem quando falamos em Cão Lobo Checoslovaco é em relação ao seu temperamento, principalmente quando as pessoas descobrem que a raça veio de antigos acasalamentos programados entre Lobo dos Cárpatos e Pastores Alemães de trabalho, normalmente titulados em Schutzhund nivel III.

O Cão Lobo Checoslovaco foi criado como um cão de trabalho, inicialmente como cão de proteção as fronteiras da antiga Tchecoslovaquia, conforme o tempo foi passando e os exemplares existentes da raça eram testados, o Cão Lobo Checoslovaco acabou se mostrando não somente um cão que poderia ser usado na proteção, como um exímio farejador, devido a sua resistencia física, força e habilidade, acabou se tornando um cão de multiplas funções, sendo usado até hoje desde para tracionar quanto para resgates.

A seleção como cão de trabalho existe até hoje e é mantida, um cão que não apresente o temperamento correto é tão atipico quanto um cão físicamente fora do padrão, um Cão Lobo Checoslovaco com o corpo incorreto é tão incapaz de trabalhar quanto um cão sem temperamento, por estes motivos a seleção se preocupa com ambos, temperamento e aparência, não existindo a separação entre cães de exposição ou de trabalho.

Diferente de algumas raças consagradas como cães de trabalho, o Cão Lobo Tchecoslovaco é extremamente dependente da socialização feita pelo seu proprietário para que forme o seu temperamento corretamente, sem apresentar desvios graves como desconfiança em demasia ou medo, este é um dos motivos pelo qual normalmente os criadores se preocupam com o tempo que o proprietário terá disponível para o cão, principalmente no primeiro ano de sua vida.
Um filhote de Cão Lobo Tchecoslovaco típico tende a ser extremamente curioso e destemido, o que torna sua socialização fácil já que o filhote além de querer bisbilhotar tudo, testar tudo, não teme o que pode acontecer ( o que também acaba fazendo com que o proprietário tenha que ter a atenção redobrada, já que o filhote não tem noção do certo e errado, perigoso ou seguro). A época da socialização é o momento em que devemos mostrar o mundo para nosso filhote, deixa-lo interagir e conhecer tudo o que ele possivelmente encontrará em sua vida adulta tornando-o assim em um cão equilibrado e calmo nas mais diversas situações, mantendo a grande curiosidade por novidades, típica da raça.

A Inteligência é uma das caracteristicas mais marcantes na raça, que aliada com a curiosidade e perseverança pode acabar trazendo dores de cabeça para os donos assim como feitos incriveis. Eles aprendem rapidamente qualquer coisa que lhes seja de interesse, comumente, aprendem apenas observando o que o seu proprietário faz, por essas e outras não é surpresa aos donos que seus cães saibam abrir geladeiras, microondas e portas com diferentes tipos de maçanetas, assim como janelas e portas de carros, em compensação a facilidade no aprendizado não significa facilidade no adestramento, por aprenderem rápido se entediam rapidamente com o treino, exigindo muita disposição e criatividade por parte do proprietário para que sejam treinados, por esse motivo, é comum dizer que a raça foi um experimento que não deu muito certo, visto que um dos quesitos mais desejados era a alta adestrabilidade, quesito esse que não foi plenamente obtivo.
Devido ao forte instinto de matilha, costumam testar os donos quando são jovens, garantindo assim que o lider de sua matilha é um alfa forte e inteligente, qual eles podem confiar.

Selecionado como um cão de trabalho, um dos pontos cruciais em sua seleção além do faro foi a resistência física, existe uma prova oficial de resistência física para a raça chamada de SVP, qual consta em o cão trotar por uma certa kilometragem em um periodo pré-determinado de tempo, sendo dividida em 3 níveis, no nível I o cão deve percorrer 40km,no nível II, 70km e no nível III, 100km, futuramente falaremos mais sobre essa prova e suas regras.

Com este resumo já é possivel ter uma noção sobre como é a raça e o que esperar de um exemplar, também fica claro de que trata-se de uma raça aconselhada apenas para proprietários experiêntes.

Infelizmente o tempo é curto, existem diversos pontos quais gostaria de acrescentar aqui, na verdade, se tivesse condições poderia passar o dia escrevendo sobre estes cães ( as férias que me aguardem mhuahahah >D), então continuarei sobre este assunto outro dia :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário