quarta-feira, 15 de julho de 2009

Jezebeth z Peronówki x Héro Oskár Dór - A. Taura Berá

Como prometido, falarei um pouco mais sobre este acasalamento :)

Héro Oskár Dór, o pai da ninhada, mais conhecido como Oskár é um cão de uma linhagem muito incomum, algo precioso para uma raça onde um dos grandes problemas é a baixa diversidade genética, vamos falar um pouco sobre sua linha:

Héro Oskár Dór

Argo z Prizrak Karpat, cão de linha Tcheca reconhecido por passar temperamento forte para seus filhos, assim como olhos claros, cor avermelhada e pelagem farta, porém, o que mais chama a atenção neste cão é a raridade de sua linha, tanto o seu pai, Arin na Blatech quanto o seu avô, Atos Tinkin Dvór são de linhas que praticamente desapareceram pelo fato de seus irmãos terem ido parar na mão de proprietários que apenas queriam os cães para companhia e por esse motivo, não tinham preocupações para fazer os cães passarem pelos testes necessários para que possam assim ser utilizados na reprodução, no caso de Arin na Blatech houve ainda o problema dele ter penas 2 irmãs, que foram para a frança também como cães de companhia.

Argo z Prizrak Karpat

Hera z Rofa, fêmea de linha Eslovaca filha de Tambury z Rosíkova, um dos padreadores mais famosos na raça pelas qualidades passadas para seus descendentes, principalmente pela enorme semelhança com o lobo que os mesmos normalmente apresentam, infelizmente foi descoberto pelos criadores tarde de mais e por isso foi pouco utilizado na criação, pela qualidade de sua genética atualmente acaba dando trabalho aos criadores, que não raramente tentam fazer acasalamentos consangüineos neste cão, a fim de preservar sua genética. Héra é neta de Atos Chocholan que assim como Tambury, foi pouco utilizado na criação, sendo também o unico de sua ninhada que deixou descendentes, é muito conhecido por passar ossatura forte aos seus descendentes sem que os mesmos percam o aspecto lupino.
Fora a sua linhagem, não podemos esquecer o fato de Oskár ser praticamente um Outcrossing, tendo o COI em 5 gerações de 4,3%, algo bem difícil de se encontrar na raça.

Jezebeth z Peronówki, a mãe da ninhada, vem de um acasalamento unico entre Jolly z Molu Es e Baron Spod Dumbiera:

Jolly z Molu Es

Jolly z Molu Es é uma das fêmeas mais premiadas da raça, seus titulos não se resumem apenas a exposições, mas também a provas de trabalho, fêmea reconhecida pela qualidade de seus filhotes não apenas em morfologia e carácter mas também em saúde, entre 44 filhotes que já atingiram a idade para os exames oficiais de Displasia coxofemoral, apenas 17 não foram radiografados, dos 27 examinados o pior resultado foi B em apenas 1 cão, sendo o resto todos A (isentos do problema), Jolly é reconhecida por sua qualidade como exemplar, assim como sua qualidade como matriz, visto as grandes virtudes de seus filhotes.

Jolly z Molu Es & Baron Spod Dumbiera


Baron Spod Dumbiera, pai de Jezebeth é o unico filho de Gaius Dór que foi usado na criação, um padreador de típica linha eslovaca, reconhecido e relativamente bem usado visto que passa diversas características de seu pai, Gaius, para os seus filhos, entre elas a cabeça extremamente lupina, com olhos claros e orelhas pequenas, aliado ao corpo correto, tendo uma certa tendência para a cor lobeira puxando mais para o areia prateado, também conhecido por fazer filhotes com excelente saúde, acumula uma ampla gama de prêmios em exposições.

Gaius Dór

Mas então, o que esperar dos filhotes?
Vendo a tendência presente tanto na linha de Jezebeth quanto na linha de Oskar, podemos esperar filhotes extremamente promissores em todos os aspectos, com olhos ambar claro, de coloração entre o tão desejado lobeiro avermelhado ao lobeiro prateado, máscara perfeita, excelênte pigmentação, orelhas médias a pequenas, cães de corpo relativamente leve e muito correto, bastante lupinos e o mais importante, com temperamento forte, corajoso, tendendo a ser muito equilibrados.
Essa ninhada possui consanguinidade baixissima, conseguindo ser menos consanguinea que a ninhada qual Oskar nasceu, um outcrossing com Coefficient of Imbreeding de 2,4%, realmente baixo para a raça, principalmente quando nos lembramos de que tanto Oskar quanto Jezebeth são cães vindos da mistura entre linha Tcheca e Eslovaca.
Um acasalamento envolvendo cães dessas duas linhas nunca ocorreu antes na raça, sendo que não pretendemos repetir esta ninhada devido ao fato de já termos em vista outros machos para os próximos acasalamentos, essa ninhada, de fato, não será apenas unica, como também um marco na raça visto que esta é a primeira ninhada de Cão Lobo Tchecoslovaco a nascer na America Latina.


Héro Oskár Dór & Jezebeth z Peronówki
Tanto Jezebeth z Peronówki quanto Héro Oskár Dór possuem genética de ponta, vindos de algumas das melhores linhas de sangue conhecidas nessa raça.
No link abaixo, maiores detalhes sobre a ninhada.
http://www.wolfdog.org/eng/litters/1038.html

Galeria de fotos de Jezebeth z Peronowki
http://www.wolfdog.org/drupal/pl/gallery/subcat/1/8338/

Galeria de fotos de Héro Oskár Dór
http://www.wolfdog.org/drupal/pl/gallery/subcat/1/9625/


As reservas já estão abertas e os proprietários sendo selecionados, se você tem interesse em algum de nossos filhotes, entre em contato conosco pelo telefone 55 + 51+ 96172606, ou pelo e-mail taurabera@yahoo.com.br, preferencialmente respondendo as seguintes perguntas:

Porque e para que deseja ter um cão desta raça?
Como conheceu a raça?
Já teve cães antes? se teve, quantos? Se eles já não estão mais com você, o que ocorreu com eles?
Quanto tempo disponível você teria para o futuro filhote?
Onde ele irá viver? Com quem ele viverá?

Lembrem-se, TODAS as ninhadas feitas pelo nosso canil visam o aprimoramento racial, e por este motivo todos os filhotes nascidos em nosso canil são importantes para nós, gostamos de manter contato com os proprietários, assim como acompanhar o crescimento dos filhotes, por esse motivo pedimos aos proprietários para que façam os exames de Displasia Coxofemoral e de Displasia dos Cotovelos em seus cães quando atingirem a idade ideal para tal exame, assim como pedimos que nos enviem os resultados, esses resultados são importantes para evitar erros, ficamos também a disposição dos propreitários caso os mesmos tenham maiores dúvidas ou estejam tendo por problemas com o novo diabinh... digo, filhotinho.
Lembrem-se a unica forma de sabermos de forma concreta o que nossos cães estão passando para seus filhotes, é com a compreenção e cooperação dos proprietários.

Ficamos a disposição para responder a maiores dúvidas que possam aparecer em relação a raça e aos nossos filhotes.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ninhada a caminho!

Esperando pelas 4 semanas de gestação para fazer a Ultrassonografia, permanecia-mos na dúvida se Jezebeth realmente havia ficado prenha de Oskár ou não, agora, com 3 semanas e meia a barriga não mente, sim teremos bebês para Agosto! :D
Pensei em apenas anunciar isso junto com uma postagem explicando sobre a linhagem dos dois e o que espero desta ninhada mas não consegui me conter, então fico devendo este post para até o final dessa semana! :D

sábado, 4 de julho de 2009

Um pouco sobre a raça e seu temperamento.

Uma das primeiras perguntas que aparecem quando falamos em Cão Lobo Checoslovaco é em relação ao seu temperamento, principalmente quando as pessoas descobrem que a raça veio de antigos acasalamentos programados entre Lobo dos Cárpatos e Pastores Alemães de trabalho, normalmente titulados em Schutzhund nivel III.

O Cão Lobo Checoslovaco foi criado como um cão de trabalho, inicialmente como cão de proteção as fronteiras da antiga Tchecoslovaquia, conforme o tempo foi passando e os exemplares existentes da raça eram testados, o Cão Lobo Checoslovaco acabou se mostrando não somente um cão que poderia ser usado na proteção, como um exímio farejador, devido a sua resistencia física, força e habilidade, acabou se tornando um cão de multiplas funções, sendo usado até hoje desde para tracionar quanto para resgates.

A seleção como cão de trabalho existe até hoje e é mantida, um cão que não apresente o temperamento correto é tão atipico quanto um cão físicamente fora do padrão, um Cão Lobo Checoslovaco com o corpo incorreto é tão incapaz de trabalhar quanto um cão sem temperamento, por estes motivos a seleção se preocupa com ambos, temperamento e aparência, não existindo a separação entre cães de exposição ou de trabalho.

Diferente de algumas raças consagradas como cães de trabalho, o Cão Lobo Tchecoslovaco é extremamente dependente da socialização feita pelo seu proprietário para que forme o seu temperamento corretamente, sem apresentar desvios graves como desconfiança em demasia ou medo, este é um dos motivos pelo qual normalmente os criadores se preocupam com o tempo que o proprietário terá disponível para o cão, principalmente no primeiro ano de sua vida.
Um filhote de Cão Lobo Tchecoslovaco típico tende a ser extremamente curioso e destemido, o que torna sua socialização fácil já que o filhote além de querer bisbilhotar tudo, testar tudo, não teme o que pode acontecer ( o que também acaba fazendo com que o proprietário tenha que ter a atenção redobrada, já que o filhote não tem noção do certo e errado, perigoso ou seguro). A época da socialização é o momento em que devemos mostrar o mundo para nosso filhote, deixa-lo interagir e conhecer tudo o que ele possivelmente encontrará em sua vida adulta tornando-o assim em um cão equilibrado e calmo nas mais diversas situações, mantendo a grande curiosidade por novidades, típica da raça.

A Inteligência é uma das caracteristicas mais marcantes na raça, que aliada com a curiosidade e perseverança pode acabar trazendo dores de cabeça para os donos assim como feitos incriveis. Eles aprendem rapidamente qualquer coisa que lhes seja de interesse, comumente, aprendem apenas observando o que o seu proprietário faz, por essas e outras não é surpresa aos donos que seus cães saibam abrir geladeiras, microondas e portas com diferentes tipos de maçanetas, assim como janelas e portas de carros, em compensação a facilidade no aprendizado não significa facilidade no adestramento, por aprenderem rápido se entediam rapidamente com o treino, exigindo muita disposição e criatividade por parte do proprietário para que sejam treinados, por esse motivo, é comum dizer que a raça foi um experimento que não deu muito certo, visto que um dos quesitos mais desejados era a alta adestrabilidade, quesito esse que não foi plenamente obtivo.
Devido ao forte instinto de matilha, costumam testar os donos quando são jovens, garantindo assim que o lider de sua matilha é um alfa forte e inteligente, qual eles podem confiar.

Selecionado como um cão de trabalho, um dos pontos cruciais em sua seleção além do faro foi a resistência física, existe uma prova oficial de resistência física para a raça chamada de SVP, qual consta em o cão trotar por uma certa kilometragem em um periodo pré-determinado de tempo, sendo dividida em 3 níveis, no nível I o cão deve percorrer 40km,no nível II, 70km e no nível III, 100km, futuramente falaremos mais sobre essa prova e suas regras.

Com este resumo já é possivel ter uma noção sobre como é a raça e o que esperar de um exemplar, também fica claro de que trata-se de uma raça aconselhada apenas para proprietários experiêntes.

Infelizmente o tempo é curto, existem diversos pontos quais gostaria de acrescentar aqui, na verdade, se tivesse condições poderia passar o dia escrevendo sobre estes cães ( as férias que me aguardem mhuahahah >D), então continuarei sobre este assunto outro dia :)