domingo, 20 de maio de 2012

Enar Spod Dumbiera x Mona Radov dvor

Depois de 1 ano de espera finalmente nosso canil terá mais uma ninhada, a terceira ninhada de Cão Lobo Tchecoslovaco da America Latina também terceira ninhada de nosso canil.

Vamos falar um pouco mais sobre nossa ninhada C, acasalamento entre Enar Spod Dumbiera com Mona radov dvor, já confirmada pelo o USG que mostrou a existência de 4 filhotes.

Enar Spod Dumbiera, cão vindo de uma linhagem muito antiga por parte de pai, Artex Radov dvor, e de uma muito bem utilizada linhagem eslovaca por parte de mãe Arys z Oravy.

 Enar Spod Dumbiera

Enar é um cão de temperamento impecavel, simplesmente encantador, destemido, curioso, extremamente gentil e carinhoso, em pouco tempo vivendo conosco já se considera um membro da família.
De aparencia extremamente lupina, apresenta diversas caracteristicas de seu pai, como a ossatura, tendo também uma cabeça muito forte, lupina e masculina, o que lhe dá um olhar especial.

Enar Spod Dumbiera

Artex Radov dvor: Conheci Artex pessoalmente em 2009, quando fui buscar Mona Radov dvor, com seus 13 anos, muito mal cuidado e já cego devido as péssimas condições de vida, mesmo assim, era um cão grandioso, extremamente lupino com uma estrutura invejavelmente forte e bem constituída. Mesmo pouco saindo de seu pequeno canil, ele se mostrava destemido e muito amigável com qualquer pessoa que por ali passasse.

 Artex Radov dvor

Em uma leitura superficial do pedigree de Artex temos uma tipica linhagem puramente eslovaca, muito antiga e próxima a cães que se encontram na base da formação da raça, porém vindo de acasalamentos únicos.
Artex é fortemente consangüineo no cão que padronizou o Cão Lobo Tchecoslovaco morfologicamente, Rep z Pohranicni Straze, tendo ele triplamente como avô, aparecendo outras vezes mais atrás em seu pedigree, o pai de Artex Radov dvor, Amir Bonus, foi o único filho do acasalamento entre Aja Frovan com Flit z Rosikova , sendo ele consanguineo em Flitz z Rosikova assim como em Gyra z Pohranicni straze, mãe de cães como Archibald z Ivanky pri Dunaj CS, conhecido por passar excelente ossatura para seus filhos.
Filho de Drina Trencan, único cão do acasalamento entre Cortina Pohostinstvo CS com o famoso Cezar od Pavlisina Cs a dar continuação a linha.

Rep z Pohranicni Straze

Analisando sua linhagem, percebemos o quanto próximo este cão encontra-se dos animais que fundaram a raça e, consequentemente, sua consanguinidade no lobo Sarik.

Artex Radov dvor - nesta foto é possivel ter uma noção de suas condições

Arys z Oravy: Filha de Casanova Zlata Zila com Gracia dór, Casanova é o único cão existente vindo do acasalamento entre Axel Imad Issa com Asta od Grandtnerov CS, um cão vindo de uma conexão única e que fez apenas uma ninhada, em sua linha podemos encontrar como avô Archibald z Ivanky pri Dunai CS novamente.

Arys z Oravy

Gracia dór foi uma das melhores matrizes do canil z Oravy, sendo irmã do lupinissimo Gaius dór, que pode ser encontrado também como avô de Jezebeth z Peronówki.

Gaius dór

Mona Radov dvor, cadela de linhagem completamente eslovaca também trazendo em seu pedigree uma proximidade grande com cães muito antigos, filha de Blek z Liehovarského dvora com Esa Radov dvor, é neta de Artex Radov dvor por parte de mãe, sendo seu pedigree uma consanguinidade media na ninhada B. Zlata Zila e em Aja Frovan.

Mona Radov dvor

Como podem perceber este acasalamento será uma consanguinidade segura, porém relativamente forte, em Artex Radov dvor e por este motivo dei tantos detalhes sobre sua linha.

Esta ninhada gerará cães com sangue completamente eslovaco, algo raro hoje em dia, com consanguinidade em cães dificeis de serem encontrados nos pedigrees atuais com tal proximidade, esperamos com ela resgatar o que vem sendo perdido na raça atualmente, cães como Artex, com uma estrutura forte sem deixar de ser leve, cães extremamente lupinos e com muita saúde.

Enar Spod Dumbiera

Enar Spod Dumbiera é portador da mutação do gene SOD1, responsavel pela Mielopatia Degenerativa, enquanto Mona Radov dvor é isenta de tal mutação, isso nos dá a mais completa segurança de que NENHUM dos filhotes serão afetados pela Mielopatia Degenerativa, Enar é isento de Displasia Coxofemoral (A), exame obrigatório na Eslovaquia para que o cão se torne um padreador, Mona possui grau “próximo ao normal” (B) sendo isenta de Displasia dos Cotovelos (0-0).
Os pais de ambos os cães são também isentos de Displasia Coxofemoral, assim como os irmãos dos mesmos apresentaram ótimos resultados:
Ninhada E. Spod Dumbiera: 7 Cães no total, 5 cães radiografados para Displasia Coxofemoral sendo 3A, 1B, 1C, um cão radiografado para Displasia de Cotovelos, sendo ele isento (0-0)
Ninhada M.Radov dvor: 4 Cães no total, 2 radiografados para Displasia Coxofemoral e Displasia de Cotovelos, ambos grau B para Coxofemoral e isentos para Cotovelos.

Mona Radov dvor


Estes resultados mostram que os filhotes desta ninhada possuem baixissimas chances de manifestarem qualquer doença conhecida na raça.

Esta é a primeira ninhada que planejamos para este ano, também temos planos para acasalar Jezebeth z Peronówki com Enar Spod Dumbiera, aconselhamos aos interessados que não esperem o anuncio da ninhada para fazer as reservas.

Maiores informações sobre reservas de filhotes podem ser vistas AQUI.

13 comentários:

  1. Esta camada es super interesante! me gusta como se esta formando una buena crianza alli en brasil :) me da envidia sana

    ResponderExcluir
  2. Quanto custa um filhote nessa ninhada!
    Obrigado!Leonardo

    ResponderExcluir
  3. Tanto artex como Arys estão cortando o coração. Usar animais pra fabricar filhotes em péssimas condições é crime de maus tratos. 13 anos vivendo nesta jaula horrível! Ou presa a uma corrente de ferro? Isso é vida?? O bem-estar-animal é simplesmente necessário! Um ato essencial de amor a cinofilia.
    Cris Coelho

    ResponderExcluir
  4. Cris Coelho, ambos os cães são Eslovacos, viveram e morreram na Eslovaquia e encontram-se em situações bem diferentes, com donos diferentes nas respectivas fotos. Não acho certo julgar por uma foto.
    Arys z Oravy estava em um Acampamento de Verão na Eslovaquia, local onde vários donos, criadores e amantes da raça se encontram e ficam com seus cães, eles dormem em barracas, casinhas ou mesmo dentro do carro e , dependendo do calor, deixam seus cães amarrados a arvores na sombra.
    Arys z Oravy viveu por quase toda a sua vida com Milan Budaj sendo muito bem tratada, com ele foi mãe de apenas 3 ninhadas muito bem planejada. Depois, com uma certa idade, juntamente com a crise que abalou as condições financeiras de vários criadores Eslovacos, num ato de desespero, ela acabou sendo doada para o canil Crying Wolf(hungria), onde, infelizmente, foi usada para fabricar filhotes no final de sua vida.
    Já com Artex Radov dvor a história é outra, o canil Radov dvor está bem longe de ser um Puppy Mills, suas fêmeas dificilmente tem mais de 2 ninhadas a vida inteira, Artex mesmo foi usado pouquissimas vezes em criação pois encontrava-se fora de mão e era pouco conhecido.
    Rodomir (Radov dvor) é um criador muito antigo e possui um profundo conhecimento sobre linhas de sangue, assim como sabe onde certos exemplares - de linhas únicas, como Iran Zemplisnka Oblast - se encontram, ele cria basicamente para resgatar tais linhas de sangue, garantindo que elas não irão se extinguir. Porém, as condições financeiras de Rodomir são precárias, não bastando isso, ele ainda possui um pensamento atrasado em relação ao bem estar animal + espaço, visto que se baseia nos conhecimentos obtidos ainda na época da Antiga União Sovietica.

    ResponderExcluir
  5. Enar é lindíssimo, tem mesmo um olhar lupino! Lindo mesmo! Uma pena eu não ter espaço aqui pra adquirir um Cão Lobo Checoslovaco, pois adorei essa incrível raça. Parabéns!

    Mario, de São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, qual o preço de um filhote dessa raça?

    glr.91@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Olá, vcs vendem?
    Meu sonho é ter um desses anjos, são animais belíssimos
    Grata pela resposta

    ResponderExcluir
  8. Olá, lindos cachorros, tenho desejo de adquirir um da nova ninhada, qual seria o preço? E quando os filhotes nasceram ? Alex, Belo horizonte

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lindos Cachorros, adoro essa raça, e gostaria de saber de onde vocês são e quanto custa um filhote desses fêmea... Larissa, Rio de Janeiro...
    larissasantos262@yahoo.com

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de encontrar em contato com vcs para adquirir um filhote. charlesgpaiva@bol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de encontrar em contato com vcs para adquirir um filhote. charlesgpaiva@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Queria um filhote de cão lobo quantos custa um

    ResponderExcluir