Diferente do que aparece na timeline do blog, abril não foi um mês esquecido, as atualizações desse mês envolveram a adição de informações básicas sobre a raça, como a sua história e o padrão da raça em si, também mais informações sobre os nossos cães, em links fixos que ficarão no topo do blog, logo abaixo do nome, e uma pequena reforma onde as traduções do blog para Espanhol e Inglês foram retiradas, o objetivo agora será se dedicar apenas ao blog em Português.
O motivo da retirada das versões em espanhol e inglês vai além da falta de tempo para traduzir tudo o que é escrito neste blog, recebíamos mensalmente diversos e-mails de estrangeiros interessados em nossos filhotes, porém, o objetivo de nossa criação é principalmente criar uma base genética diversificada no país, para que futuramente os criadores brasileiros não passem pela necessidade de ter que importar cães a cada acasalamento, tendo os mesmos diversas opções para escolher no próprio país. Diversidade genética esta, que garante em longo prazo a saúde dos exemplares, diferentes formas de seleção (todas seguindo o mesmo padrão da raça, deixando isto claro) e a continuação da criação da raça no Brasil propriamente dizendo, sendo assim, o objetivo é que os filhotes permaneçam no país.
Isso não significa que não aceitamos exportá-los, mas apenas que nossa preferência são os brasileiros. Entendam que a responsabilidade de exportar um cão vai além de simplesmente enviá-lo para o outro país, mas isso será abordado futuramente.
No mês de Abril e inicio de Maio muitas coisas ocorreram, temos noticias boas e ruins, começaremos então pelas ruins:
Como muitos já devem saber, criar Cão Lobo Tchecoslovaco é complicado e custoso, sendo uma das grandes dificuldades a fertilidade das fêmeas, as ninhadas com pouquíssimos filhotes e o acasalamento em si, por isso que sempre repito, quem deseja criar cães e ter algum lucro, risque o Cão Lobo Tchecoslovaco de sua lista de raças.
Depois de muito trabalhar na hierarquia envolvendo Mona Radov dvor ela resolveu entrar num cio fértil, isso quer dizer, com ovulação. Nosso objetivo era acasalar Mona Radov dvor com Iran Zemplinska Oblast', mais conhecido como “ O Véio”, quando Mona passou a aceitar a monta inicialmente Iran não se mostrou interessado, acreditando que fosse devido a sua idade fizemos duas inseminações artificiais com sêmen fresco, 48 horas depois da ultima inseminação Iran aceitou montar naturalmente, tendo acasalado com Mona naturalmente mais 5 vezes.
Tudo estava indo bem, fizemos a primeira ecografia e descobrimos que ela estava realmente grávida, foi visto 1 filhote nitidamente e o que poderia ser mais 2 filhotes, nessa ecografia foi possível constatar que os filhotes eram muito novinhos, provavelmente provenientes do ultimo acasalamento, teríamos de retornar mais tarde para vê-los melhor.
Na segunda ecografia tudo mudou, simplesmente não foi visto filhote algum, conclusão: Mona reabsorveu os filhotes, algo relativamente comum de ocorrer nos exemplares da raça.
Tentaremos refazer este acasalamento no próximo cio de Mona caso Iran esteja ainda em condições e fértil, isso, é claro, se Mona entrar novamente no cio.
Uma tristeza visto a importância deste acasalamento para a raça em si, mas principalmente para nós, visto que ela daria origem a uma linha completamente diferente de sangue para futuramente ser usada aqui, não apenas isso, a raridade e a altíssima qualidade de ambas as linhas de sangue usadas nesse acasalamento, no mais, uma triste noticia, uma enorme perda, um grande atraso e meses de trabalho perdidos.
A boa noticia é que Jezebeth entrou no cio logo no inicio de Maio, por ter nascido apenas 2 filhotes no ultimo acasalamento de Jezebeth e pela importância da linha de sangue de Iran para nós ( e para a raça em si) repetiremos este acasalamento com a esperança de que pelo menos nasçam mais 2 filhotes.
Espero que a experiência que estamos dividindo com os leitores nessa postagem esclareça as dificuldades e o quanto custoso é criar Cão Lobo Tchecoslovaco, principalmente para aqueles que olham o preço dos filhotes no link "Reservas" e me ligam perguntando quantos filhotes nascem por ninhada e quantas ninhadas é possível fazer por ano, após fazer a errônea sominha "Preço dos filhotes + numero de filhotes = lucro". Também espero que esta experiência sirva como lição a aqueles que pensavam que eu estava mentindo ao dizer que as fêmeas eram pouco férteis, dificilmente tinham ninhadas e que quando as tinham, eram poucos os filhotes.
Quer criar Cão lobo Tchecoslovaco? Esqueça ter um “canil”, esqueça lucros, seja um proprietário e talvez, caso sua fêmea entre no cio, TALVEZ ela irá ovular e ter filhotes (isso se ela não reabsorver os filhotes, se ela não recusar o macho, se ela não ignorar os filhotes e assim por diante), se prepare para ter um alto gasto com um padreador de qualidade, se tiver sorte, apenas com o pagamento da cobertura, caso contrário, com todas as despesas de importação mais as dificuldades de conseguir um padreador no exterior.
No mais, tenha esse trabalho apenas se for para garantir o futuro da raça que você optou por ter e, obviamente, ama.
Parabéns pelo esforço.
ResponderExcluirEspero que tenham sucesso nessa ninhada.
Se tivesse condições, teria um desses lindos "lobinhos".