domingo, 2 de janeiro de 2011

Híbridos de Lobo - Introdução

Começarei o ano desmistificando os mestiços entre cães e lobos numa série de postagens que poderão ser encontradas posteriormente no marcador “Híbridos de lobo”, organizadas pela data em que foram postadas.

“Híbridos” e “Cães Lobos”, utilizarei o termo “híbrido” para me referir aos mestiços recentes de cães com lobos visto que o termo “Cão Lobo” normalmente se refere às raças de cães reconhecidas pela FCI, o Cão Lobo Tchecoslovaco e o Cão Lobo de Saarloos.

Porém, quero deixar claro que este termo é errôneo e apenas servirá para evitar confusões ou mesmo a associação das raças caninas chamadas de “Cães Lobo” com os mestiços entre cães e lobos. A intenção do blog é basicamente falar sobre a nossa criação e trazer informações sobre os Cães Lobo Tchecoslovaco, porém, devido a grande quantidade de mitos que estão sendo espalhados em português em relação aos mestiços de cães e lobos, sendo eles referidos comumente como “Cães Lobo”, resolvemos esclarecer algumas coisas antes que ocorra a associação errônea entre os cães lobo mestiços e as Raças caninas de “Cães lobo”.

Hibrido de alta porcentagem - retirada de Wolfpark.org

Navegando pela internet, procurando especificamente em português, encontrei diversas pessoas afirmando grandes asneiras em relação aos híbridos como se fossem a mais pura verdade, desde que são naturalmente agressivos até o absurdo de que os mesmos teriam tendência a matar o próprio proprietário se o mesmo ficasse doente. Não imagino de qual história de terror as pessoas tiram tais mitos, mas parece que eles dão bastante ibope pois, basta um falar isso, para que se torne uma verdade absoluta num mar de pessoas que não tem idéia do que é um hibrido, assim tais mentiras são espalhadas rapidamente. Infelizmente tais boatos acabam respingando nos cães lobos (Raças), ao ponto de uma boa parte dos e-mails que recebo vir atualmente com a pergunta “São agressivos?” embutida.

Em relação ao termo “hibrido” se refere a um cruzamento entre animais de duas espécies diferentes o que, normalmente, resulta em animais de fertilidade limitada por algumas gerações ou simplesmente inférteis. Em 1993 o Cão Doméstico antes chamado de Canis familiaris fora reclassificado pelos taxonomistas, sendo que o cão domestico (Canis lupus familiaris) hoje em dia nada mais é do que uma variação domestica do lobo cinzento (Canis lupus), por este motivo é errado utilizar o termo “hibrido” para se referir aos mestiços entre cães e lobos .


Estes mestiços entre cães e lobos nada mais são do que cães com a adição recente de lobo em alguma geração. O objetivo principal dessa criação é a aparência, selecionam os animais vendo a aparência mais próxima possível de um lobo, ou do que o que eles imaginam e esperam que um lobo seja. Juntamente com a aparência, os bons criadores dão uma atenção especial ao temperamento e a saúde de seus animais, selecionando matrizes e padreadores a dedo e fazendo um forte trabalho de socialização nos filhotes.
Em alguns lugares os híbridos são feitos devido à impossibilidade legal de ter um lobo de estimação como animal de companhia.

Hibrido de baixa porcentagem - retirada de Wolfpark.org

São mais comuns nos Estados Unidos, antes mais difíceis de serem encontrados, hoje estão mais popularizados, não ficando apenas nos Estados Unidos mas também na Europa, normalmente os lobos usados nos acasalamentos são os Lobos Cinzentos e suas sub-espécies encontradas na America do Norte.

Quando se lê sobre estes híbridos encontramos palavras como Alta Porcentagem, Media porcentagem e Baixa Porcentagem, isso refere-se a porcentagem matemática de lobo presente em cada animal, ressalto que esta porcentagem é meramente matemática:

Em uma ninhada onde os filhotes apresentam 50% de lobo, teremos filhotes que apresentarão mais características de cão do que de lobo e vice-versa. Isso quer dizer que, geneticamente, um dos filhotes poderá ser mais cão enquanto outro será mais lobo, porém, ambos serão chamados de híbridos de media porcentagem e serão anunciados como 50% lobo.

Baixa Porcentagem: Refere-se a animais com menos de 30% de lobo, fenotipicamente espera-se que ele apresente majoritariamente características de cães, como olhos azuis, orelhas longas, cauda enrolada, pelagem com coloração diferente...

Media Porcentagem: Refere-se a animais com em torno de 50% de lobo, fenotipicamente espera-se que ele apresente já algumas características lupinas, como olhos âmbar oblíquos, orelhas peludas e menores ao mesmo tempo que características de cães aparecerão em mesmas proporções, como no formato do crânio, patas e proporções do corpo...

Alta porcentagem: Refere-se a exemplares com mais de 70% de lobo, fenotipicamente espera-se um animal muito similar a um lobo em todos os aspectos, porém pequenos detalhes poderão ajudar a desmascarar um hibrido de um lobo puro.

Quando falamos de criadores de híbridos de lobos, temos a porcentagem mencionada vinda do calculo feito pelo criador, matematicamente exata, quando estamos falando de animais resgatados ou mencionados em sites de abrigos, temos tais termos utilizados de acordo com uma avaliação física e comportamental do animal em questão.


Hibrido de alta porcentagem - retirada de wolfpark.org

5 comentários:

  1. Legal o post, mas cuida com a pontuação, há um exagero de virgulas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Guilherme, aprenda a escrever antes de criticar os outros. O texto dele está perfeito.

      Excluir
  2. eu tenho um sao bernardo e se eu tever um hibrido mesmo com baixa media de percentagem nao irá ser violento para a minha cadela?

    ResponderExcluir
  3. Procuro uma femea para o meu Husky tem um porte grande....

    ResponderExcluir