domingo, 2 de janeiro de 2011

Híbridos de Lobo - Comportamento/Temperamento

Diversas pessoas já me contataram pedindo ajuda para importar um hibrido de lobo de alta porcentagem , quando perguntava o que elas esperavam de tal animal, todas diziam exatamente aquilo que imaginavam que um lobo era, aquilo que diversas vezes é passado nas historias de lobos, na simbologia do mesmo em diversas áreas, no que eu chamo de “o mito lobo”, algo completamente contrário ao que o animal, o lobo real é, também ao que esperar de seus mestiços, posso dizer que todas estavam cegadas pela beleza do animal qual viam nas fotos.

Vamos deixar claro que híbridos podem ser excelentes companheiros, mas não são de forma alguma bons animais de companhia (Pets), bons pets são animais que se adaptam bem a vida de seu proprietário, híbridos exigem que o proprietário esteja disposto a adaptar toda a sua vida, sua casa e rotina para tê-los, assim como exigem um proprietário com muita experiência e paciência para compreendê-los, preenchendo estes requisitos, talvez eles serão excelentes companheiros, ainda muito dependerá do relacionamento entre proprietário e animal.

O que esperar do temperamento de um híbrido, dependerá diretamente das raças de cães envolvidas nos acasalamentos, do temperamento de ambos os parentes assim como da socialização feita pelo criador e pelo proprietário, a porcentagem de lobo existente no híbrido também poderá influenciar em seu temperamento, normalmente, maior a porcentagem real de lobo, mais lupino ele será, comportamento lupino que tem tendência a se manifestar na esmagadora maioria dos exemplares, isso significa que híbridos tem uma enorme tendência a serem desconfiados, tímidos e por vezes medrosos, quanto mais próximo dos lobos, mais forte serão essas características, por este motivo híbridos de lobo não são, de forma alguma, cães de guarda, se alguém invadir a casa de seu proprietário provavelmente o híbrido se esconderá em baixo da cama ou mesa enquanto aguarda que o ladrão vá embora.

Hibrido de baixa porcentagem - Retirado de Wolfpark.org

Só aqui podemos notar a falha na afirmação de que híbridos são agressivos, híbridos em grande maioria assim como os lobos tentam se preservar, afinal, na natureza não temos Médicos Veterinários a disposição, o que faz com que lobos tentem ao máximo evitar um conflito desnecessário, essa característica normalmente se manifesta nos híbridos, como descrevi acima, desconfiança, timidez e fuga. O cão e qualquer ser vivo poderá entrar em agressão quando não tem outra solução para um problema envolvendo perigo eminente, nos híbridos isso ocorre normalmente quando a fuga não é mais possível e quando o meliante desrespeita por completo a enorme quantia de avisos dados pelo animal, que o faz numa tentativa de intimidá-lo, tenha a certeza de que se um híbrido atacou alguém, foi porque essa pessoa cometeu uma série de erros desrespeitando o animal e ignorando os seus diversos avisos.

Híbridos de lobo são extremamente curiosos, metem o focinho em tudo, gostam de saber o que é e o que faz cada coisa, também amam cavar e roer, sendo mestres na destruição do lar ou jardim, são inteligentes e aprendem facilmente o que não devem aprender pela observação de seu proprietário, abrindo portas, gavetas, janelas, geladeiras, microondas e tudo mais que você preferiria que seu amigo peludo jamais tivesse aprendido. Ligue estas informações ao fato dos híbridos de lobos serem extremamente energéticos e tenha a certeza absoluta de que poucos momentos de tédio serão devidamente descarregados em seu jardim ou na sua casa na forma de destruição.

Quero deixar claro que quando falo “cavar” não estou me referindo a um simples buraco, como cachorros costumam fazer no jardim, este cavar pode ir de um buraco com alguns metros a verdadeiras galerias em seu jardim, podendo chegar em baixo da casa, passando por baixo das grades e assim por diante, depende do quanto tempo e vontade ele tiver, a mesma coisa vale para a destruição do lar, que pode ir desde uma esquadria inteira a pedaços de seu carro ou a um pedaço da parede de sua casa, pode parecer exagero mas não é.

Dificilmente irão latir, porém utilizarão uma série de vocalizações diferentes para as mais diversas coisas, desde para se comunicar com o seu parceiro,brincando ou não, até uivar para o sino da igreja ou a sirene da escola ou dos bombeiros, tenha certeza de que seus vizinhos não se incomodam com isso caso pense em adquirir um exemplar.

Algo importante de se ter em mente é que híbridos de lobos são extremamente apegados a matilha e não toleram a solidão, se você não ficar em casa ao dia inteiro ele precisará de companhia.

Pelo motivo escrito acima, a mudança brusca de matilha pode ter conseqüências graves para os híbridos, por tanto, caso você esteja pensando em adquirir um tenha a certeza absoluta de que terá condições de viver na rotina imposta por este animal a sua vida pelos próximos 16 anos!

Hibrido de alta porcentagem - retirado de Wolfpark.org


Muitas pessoas esperam um animal obediente, bom, híbridos de lobo podem ser treinados para o básico, porém exigirão muito mais do proprietário e treinador do que qualquer cão, visto que facilmente a repetição dos comandos se tornará desinteressante para a mente ativa e inteligente destes animais, que tende a não demonstrar muito interesse naquilo que não lhes é útil. Ser treinado não significa ser obediente, híbridos de lobo obedecerão caso o comando dado tenha sentido (motivos o suficiente para ser feito) para eles.

Ressalto que híbridos de lobos não são para pessoas inexperientes, marinheiros de primeira viagem devem passar longe desses animais, diferente dos cães, eles tem uma visão madura em relação à matilha e irão cobrar mais de seu líder assim como irão testar o líder de diferentes formas, hierarquia para híbridos é coisa séria e o proprietário será testado principalmente quando o hibrido atingir a maturidade, tenha a certeza antes de adquirir um de que você possui pleno conhecimento em relação a isto!

Híbridos de Lobo - Introdução

Começarei o ano desmistificando os mestiços entre cães e lobos numa série de postagens que poderão ser encontradas posteriormente no marcador “Híbridos de lobo”, organizadas pela data em que foram postadas.

“Híbridos” e “Cães Lobos”, utilizarei o termo “híbrido” para me referir aos mestiços recentes de cães com lobos visto que o termo “Cão Lobo” normalmente se refere às raças de cães reconhecidas pela FCI, o Cão Lobo Tchecoslovaco e o Cão Lobo de Saarloos.

Porém, quero deixar claro que este termo é errôneo e apenas servirá para evitar confusões ou mesmo a associação das raças caninas chamadas de “Cães Lobo” com os mestiços entre cães e lobos. A intenção do blog é basicamente falar sobre a nossa criação e trazer informações sobre os Cães Lobo Tchecoslovaco, porém, devido a grande quantidade de mitos que estão sendo espalhados em português em relação aos mestiços de cães e lobos, sendo eles referidos comumente como “Cães Lobo”, resolvemos esclarecer algumas coisas antes que ocorra a associação errônea entre os cães lobo mestiços e as Raças caninas de “Cães lobo”.

Hibrido de alta porcentagem - retirada de Wolfpark.org

Navegando pela internet, procurando especificamente em português, encontrei diversas pessoas afirmando grandes asneiras em relação aos híbridos como se fossem a mais pura verdade, desde que são naturalmente agressivos até o absurdo de que os mesmos teriam tendência a matar o próprio proprietário se o mesmo ficasse doente. Não imagino de qual história de terror as pessoas tiram tais mitos, mas parece que eles dão bastante ibope pois, basta um falar isso, para que se torne uma verdade absoluta num mar de pessoas que não tem idéia do que é um hibrido, assim tais mentiras são espalhadas rapidamente. Infelizmente tais boatos acabam respingando nos cães lobos (Raças), ao ponto de uma boa parte dos e-mails que recebo vir atualmente com a pergunta “São agressivos?” embutida.

Em relação ao termo “hibrido” se refere a um cruzamento entre animais de duas espécies diferentes o que, normalmente, resulta em animais de fertilidade limitada por algumas gerações ou simplesmente inférteis. Em 1993 o Cão Doméstico antes chamado de Canis familiaris fora reclassificado pelos taxonomistas, sendo que o cão domestico (Canis lupus familiaris) hoje em dia nada mais é do que uma variação domestica do lobo cinzento (Canis lupus), por este motivo é errado utilizar o termo “hibrido” para se referir aos mestiços entre cães e lobos .


Estes mestiços entre cães e lobos nada mais são do que cães com a adição recente de lobo em alguma geração. O objetivo principal dessa criação é a aparência, selecionam os animais vendo a aparência mais próxima possível de um lobo, ou do que o que eles imaginam e esperam que um lobo seja. Juntamente com a aparência, os bons criadores dão uma atenção especial ao temperamento e a saúde de seus animais, selecionando matrizes e padreadores a dedo e fazendo um forte trabalho de socialização nos filhotes.
Em alguns lugares os híbridos são feitos devido à impossibilidade legal de ter um lobo de estimação como animal de companhia.

Hibrido de baixa porcentagem - retirada de Wolfpark.org

São mais comuns nos Estados Unidos, antes mais difíceis de serem encontrados, hoje estão mais popularizados, não ficando apenas nos Estados Unidos mas também na Europa, normalmente os lobos usados nos acasalamentos são os Lobos Cinzentos e suas sub-espécies encontradas na America do Norte.

Quando se lê sobre estes híbridos encontramos palavras como Alta Porcentagem, Media porcentagem e Baixa Porcentagem, isso refere-se a porcentagem matemática de lobo presente em cada animal, ressalto que esta porcentagem é meramente matemática:

Em uma ninhada onde os filhotes apresentam 50% de lobo, teremos filhotes que apresentarão mais características de cão do que de lobo e vice-versa. Isso quer dizer que, geneticamente, um dos filhotes poderá ser mais cão enquanto outro será mais lobo, porém, ambos serão chamados de híbridos de media porcentagem e serão anunciados como 50% lobo.

Baixa Porcentagem: Refere-se a animais com menos de 30% de lobo, fenotipicamente espera-se que ele apresente majoritariamente características de cães, como olhos azuis, orelhas longas, cauda enrolada, pelagem com coloração diferente...

Media Porcentagem: Refere-se a animais com em torno de 50% de lobo, fenotipicamente espera-se que ele apresente já algumas características lupinas, como olhos âmbar oblíquos, orelhas peludas e menores ao mesmo tempo que características de cães aparecerão em mesmas proporções, como no formato do crânio, patas e proporções do corpo...

Alta porcentagem: Refere-se a exemplares com mais de 70% de lobo, fenotipicamente espera-se um animal muito similar a um lobo em todos os aspectos, porém pequenos detalhes poderão ajudar a desmascarar um hibrido de um lobo puro.

Quando falamos de criadores de híbridos de lobos, temos a porcentagem mencionada vinda do calculo feito pelo criador, matematicamente exata, quando estamos falando de animais resgatados ou mencionados em sites de abrigos, temos tais termos utilizados de acordo com uma avaliação física e comportamental do animal em questão.


Hibrido de alta porcentagem - retirada de wolfpark.org