segunda-feira, 14 de junho de 2010

Diferenças entre Cão Lobo de Saarloos e Cão Lobo Tchecoslovaco.

Normalmente recebo e-mails me perguntando quais as principais diferenças entre o Cão Lobo de Saarloos e o Cão Lobo Tchecoslovaco, visto que pelas fotos é bem difícil diferenciá-los e por vezes é possível encontrar foto de Cães Lobos Tchecoslovaco como se fossem Saarloos e vice-versa.Para não ficar muito longo começarei com a diferença mais marcante, caráter e comportamento, na próxima postagem falarei sobre as diferenças físicas.

Cão Lobo Tchecoslovaco

Cão Lobo de Saarloos
Um pouco de história...

Cão Lobo de Saarloos:
A raça foi criada por Lendert Saaloos, vinda do cruzamento entre um Pastor Alemão Gérard von Fransenum com a loba siberiana Fleur vinda do Zoológico de Blijdorp, a primeira ninhada morreu pois Lendert Saarloos se recusou a fazer as vacinas.
Em 1937 Lendert Saarloos fez uma segunda ninhada, qual nasceram duas fêmeas cinzas, as quais foram chamadas de Pittha e Fleurine, e um macho que veio a falecer.
Uma terceira ninhada foi feita em 1938 a qual deu origem a um macho chamado Barre, sendo então estes cães a base de toda a raça, eles foram cruzados entre si e com outros Pastores Alemães.
A intenção inicial de Lendert Saarloos era criar um animal de trabalho, inicialmente os cães tinham a aparência de um grande pastor Alemão mais esguio, como cão policial os resultados foram poucos mas não satisfatórios devido ao seu temperamento doce, e sua alta desconfiança, como cães de resgate estes não se sobressaíram, mas como cães de faro sim, inicialmente os cães bem sociabilizados se mostraram excelentes cães guias o que levou Lendert Saarloos a abrir uma escola de cães guias usando a raça.
Devido ao pequeno patrimônio genético da raça, Lendert Saarloos teve de abrir as linhas de sangue, até hoje não se sabe ao certo quantos lobos Lendert Saarloos usou para formar a raça, e nem quais foram usados, existem hipóteses de que Lendert Saarloos tenha usado um lobo negro canadense, assim como Husky Siberiano, atualmente fica clara a inserção de lobo canadense devido a coloração e os espectos morfológicos da raça, Lendert Saarloos passou então a preservar as características morfológicas do lobo na seleção da raça, que naquele momento era conhecida como “Cão lobo Europeu”.
Em 1963, acreditando que a raça não sobreviveria Lendert Saarloos deixou para que os cinófilos interessados na raça a criassem e evitasse sua extinção.
Em 1975 a raça ganhou reconhecimento pelo Kennel Clube Holandes, sendo então chamada de Cão lobo de Saarloos (Saarloos Wolfshound), o padrão foi feito com base no cão Zaska van der kilstroom.Em 1981 a raça foi reconhecida pela FCI com o número 311, classificada no grupo 1.

Cão Lobo de Saarloos
Cão Lobo Tchecoslovaco
Em 1955, teve inicio na República Tchecoslovaca uma experiência que visava comprovar a possibilidade do acasalamento entre um Pastor Alemão e um Lobo dos Cárpatos. A experiência demonstrou que era possível realizar a cruza entre um cachorro com uma loba e vice versa, a grande maioria dos produtos destes acasalamentos continha os requerimentos genéticos para a continuação do experimento. Em 1965 no final da experiência foi elaborado um plano para a criação de uma nova raça, que deveria combinar as qualidades úteis do lobo com as qualidades do cão. No ano de 1982, o Cão lobo Tchecoslovaco, foi reconhecido como raça nacional pelo comitê geral da associação de criadores da República Tchecoslovaca
As diferenças anatômicas e fisiológicas entre os híbridos e os pais foram detalhadamente examinadas; sua capacidade de treinamento, atividade e tenacidade foram testadas. Os híbridos escolhidos foram acasalados novamente com um Pastor Alemão não consangüíneo, os filhotes da segunda geração podiam ser treinados se fossem separados e crescessem individualmente. Os híbridos da 3ª e 4ª geração foram muito usados em serviço pelo exército. A FCI reconheceu o padrão da raça no dia 13 de Junho de 1989 com o número 332. O padrão foi representado pela Tchecoslováquia, que não só deu nome à raça mas também ficou como sendo o país de origem.
O Cão Lobo Tchecoslovaco é uma raça de trabalho, classificado no grupo 1, pela FCI.

Cão Lobo Tchecoslovaco

A história mostra um começo relativamente parecido, duas raças vindas do cruzamento entre lobos e cães com o intuito de se ter um cão de trabalho com as qualidades de ambos os animais, lobos e cães, porém a seleção posterior acabou fazendo com que ambas tomassem um rumo completamente diferente, o que acabou criando uma diferença comportamental enorme, sendo esta uma das principais diferenças entre as duas raças.
O Cão Lobo Tchecoslovaco se manteve como cão de trabalho, e até hoje as provas de trabalho são necessárias para que o titulo de campeão internacional seja homologado, O Cão Lobo de Saarloos acabou selecionado especificamente para ser um animal de companhia com o temperamento mais próximo possível do lobo, o que o faz manter o instinto de auto-preservação, o incapacitando de ser utilizado como cão de trabalho.

Comportamento/ Caráter do Cão Lobo de Saarloos:
Um cão vivo, transbordando energia, de caráter independente e orgulhoso. Ele obedece apenas a sua própria e livre vontade, não sendo submisso. É apegado ao seu dono e aos mais altos graus dignos de sua confiança, com os estranhos é reservado e desconfiado. Sua reserva e, em situações desconhecidas, o seu instinto de fuga semelhantes aos do lobo são típicos do Cão Lobo de Saarloos e deverão ser mantidos como particularidades da raça.
Ao se aproximar de um Cão Lobo de Saarloos o estranho deverá estar avisado em relação ao comportamento deste cão, sobre sua reserva e seu instinto de fuga, uma aproximação forçada e indesejada acarretará na reação de fuga, uma tentativa para impedir esta ação, por exemplo, ao diminuir sua liberdade de movimentos com uma guia, poderá fazer o cão agir como se tivesse medo.

Comportamento/Caráter do Cão Lobo Tchecoslovaco:
Vivo, ativo, resistente, dócil com reações rápidas. Destemido e corajoso. Desconfiado. Demonstra uma excepcional fidelidade para com o seu dono. Resistente às intempéries. Cão de utilidade versátil.

Características selecionadas e apreciadas o Cão Lobo de Saarloos como o instinto de fuga ou mesmo uma demonstração de medo são simplesmente desclassificatórias para qualquer Cão Lobo Tchecoslovaco, que deve ser corajoso e destemido, entre tantas características semelhantes, como o apego e a fidelidade ao dono, assim como a desconfiança com estranhos, temos no final cães que tem um comportamento completamente oposto.

O Cão Lobo Tchecoslovaco é mais adestrável, tendo diversos exemplares aprovados em provas de trabalho como Schutzhund, com temperamento mais forte, apresenta também uma verdadeira paixão por pessoas, mesmo as estranhas, o que o torna desaconselhável para quem deseja apenas um cão de guarda, porém, um animal bem socializado e com uma boa conexão com sua matilha humana irá proteger a matilha assim como cuidará de seu território, podendo, nesse caso, ser um bom cão de guarda, não costumam latir a não ser que tenha algo acontecendo de fato.

Cão Lobo Tchecoslovaco

O Cão Lobo de Saarloos é teimoso, irá respeitar o líder de sua matilha assim como poderá aprender comandos básicos, mas não espere obediência ou eficiência nesses comandos, devido a sua cautela natural, a seleção para a remoção de qualquer resquício de proteção, assim como o seu instinto de fuga, o Cão Lobo de Saarloos jamais será um cão de guarda.

Cão Lobo de Saarloos

Ambos necessitam de proprietários experientes visto que levam a hierarquia de forma mais séria que as raças mais populares, não se adaptam a vida em canil precisando de um proprietário presente, assim como precisa ser fortemente socializados para que não apresentem problemas comportamentais como o medo excessivo, a socialização devera começar cedo, logo com o criador quando os filhotes são recém nascidos e deve ser continuada pelo proprietário até que o cão atinja a maturidade.
As duas raças são extremamente energéticas, e assim como o lobo, possuem uma resistência física absurda, essa energia e resistência podem causar um grande estrago no lar caso o cão fique entediado e o dono se descuide.
Nas mãos de um dono consciente, ambas as raças são excelentes com crianças assim como um bom cão de família.

Cão Lobo Tchecoslovaco