sábado, 23 de janeiro de 2010

Planos para 2010 e um resumo de 2009

No priemiro post de 2010 pensei em inicialmente em já sair comentando sobre nossas metas para esse ano, mas algo em relação à raça me chamou a atenção no ano de 2009 que gostaria de comentar antes de falar sobre 2010.

Começamos 2009 com apenas 3 Cães Lobos Tchecoslovaco vivendo no país, no inicio do ano vieram mais 3 cães, contabilizando nas estatísticas um total de 6 cães importados, infelizmente um deles veio a falecer, em Agosto nasceu a primeira ninhada do país, com 5 filhotinhos brasileiros os quais permaneceram todos no Brasil, contabilizando um total de 10 cães em solo verde e amarelo, 11 cães na história da raça em nosso país.

Apoena Taura Berá - 5 meses

Mas na criação de cães os números de nada servem se não tiver um estreito relacionamento com a qualidade dos animais, felizmente todos os cães importados para o Brasil até o momento são de qualidade, tem linhas de sangue interessantes e vem de parentes saudáveis, o que é algo bem difícil de acontecer quando falamos de importações, a primeira ninhada brasileira veio de cães devidamente selecionados que passaram pelos exames de saúde necessários, obtendo bons resultados e, por isto, sendo aptos para a reprodução.

Espero que 2010 seja ainda assim um ano melhor que 2009, vendo pelo inicio desse ano, ao menos, tem tudo para ser, provavelmente ocorrerão mais importações vindo cães de qualidade pra cá, tentaremos também trazer “sangue novo” para o país por meio de um padreador temporário vindo da Europa, que será o pai da ninhada planejada para este ano caso Jezebeth resolva entrar no cio novamente.

Para aqueles que quiserem se aventurar na importação de um cão, deixamos uma lista atualizada com as ninhadas que seriam interessantes de trazer um exemplar para o Brasil, evitando assim que futuros proprietários dispostos a terem todo o trabalho de importar um cão acabe sendo enganado por algum criador que deseja se desfazer de uma ninhada “indesejada” no país de origem.

Para aqueles que desejam um cão de nossa criação já estamos escolhendo os proprietários para a próxima ninhada que, se Jezebeth quiser, será para o final do ano.

Quem tiver interesse basta enviar um e-mail para taurabera@gmail.com respondendo as já conhecidas perguntas:

Porque e para que deseja ter um cão desta raça?
Como conheceu a raça?
Já teve cães antes? Se teve, quantos? Se eles já não estão mais com você, o que ocorreu com eles?
Quanto tempo disponível você teria para o futuro filhote?
Onde ele irá viver? Com quem ele viverá?

Lembre-se em todos os casos de que o cão irá viver com você pelo menos pelos próximos 12 anos, se informe sobre as características dessa raça, principalmente sobre seus aspectos negativos, como soltar toneladas de pêlos anualmente, ou como ter um temperamento difícil exigindo um dono experiente e presente, tenha em mente de que por esses aspectos, o Cão Lobo Tchecoslovaco não é uma raça aconselhável para qualquer um e nem fácil de se conviver, pense bem se você será capaz de se adaptar para conviver com um cão destes diariamente.

Aiyra Taura Berá - 5 meses

Puramente por uma questão de superstição manteremos maiores detalhes sobre o padreador em “segredo” até a chegada dele no Brasil, a mesma coisa vale para os cães quais já sei da vinda para cá. =P

Desejamos um excelente 2010 para todos os proprietários, criadores ou simplesmente admiradores da raça Cão Lobo Tchecoslovaco e de cães em geral!

PS: Agradecemos aos proprietários quais tiveram suas lindas fotos devidamente "roubadas" pela criadora tirana >D